Depois da polémica ontem com a concorrente que levou a duras críticas ao apresentador e à produção, o cronista deixou uma extensa carta dedicada à concorrente no seu blogue.
Sónia, concorrente do BB2020, foi sancionada esta segunda-feira com uma nomeação direta após ter comunicado com o exterior. O noivo da concorrente foi gritar para a casa e a concorrente respondeu.
Repreendida por Cláudio e pelo Big Brother a concorrente acabou por acusar a produção de “manipulação” e de querem fazer “uma telenovela” afirmando que queria abandonar o jogo. O apresentador e a produção acabaram por ser alvo de duras críticas.
BB2020: Cláudio Ramos e produção arrasados. “Este BB é uma vergonha”
Depois do direto que fez à casa, o apresentador partilhou um longo texto no seu blog Eu, Cláudio onde deixa em evidência alguma desilusão com as acusações feitas pela jovem e relembra que o formato é um jogo que tem regras que têm de ser cumpridas.
“Hoje recebi centenas largas (não estou a exagerar) de mensagens por causa da Sónia. Eu não posso, não quero nem devo tomar partido por nenhum concorrente. Eu gosto de todos, de verdade que torço para que todos funcionem bem dentro do jogo e saiam dele felizes e fortalecidos, mesmo que depois se debatam com outra realidade cá fora, como aconteceu com o Rui ou com o Edmar, que na saída mudaram os pontos de vista. Lá dentro é um jogo, cá fora é a vida. A vida real!” pode ler-se.
“Quando hoje dei de caras com a Sónia emocionalmente frágil com vontade de abandonar o jogo e fora de si porque está de facto com saudades da família, porque a noite de ontem não foi boa para ela enquanto ‘jogadora’ e porque este é um jogo difícil percebi exactamente o que sentia. Eu sei que aquilo é difícil. Mas eu também sei o que é um programa de televisão. Um programa de televisão tem regras e por isso quando são quebradas é preciso que isso se entenda. Nunca apreciei concorrentes que participam nestes formatos e quando alguma coisa não corre a seu favor argumentam que a produção faz isto, que alguém fez aquilo, que se manipulam imagens, que se constroem histórias… Não é verdade”.
“Há um canal ligado onde se pode ver o que acontece e ainda assim das mesmas imagens o mundo faz várias interpretações, há depois espaços diários onde temos que mostrar o melhor do dia e naturalmente ir contando a história de todos. O problema é que no jogo todos não agradam a todos (…) Não gostei, devo confessar, de ouvir a Sónia fazer comentários como ‘imagens manipuladas’, ‘novela feita’ e outras coisas que tais, pensei para mim que quando ela sair vamos os dois falar. Falar como amigos para que a Sónia se lembre que concorreu de livre vontade, batalhou muito por este seu sonho e que sabia que este era um programa já que seguiu todos os outros formatos iguais ou parecidos e que tem regras. Nunca gostei de ver concorrentes desistir de um jogo destes. É uma experiência única, e sei que a partir do momento que desistem, passam a porta e arrependem-se logo”.
O apresentador esclarece ainda que “apesar da Sónia dizer que durante a semana ‘isto aconteceu com outras pessoas’ não é verdade. É mentira! Uma coisa é ouvir outra é interagir. O que acontece, e isso não se controla, são pessoas que gritam para a casa como gritam há vinte anos desde que o formato existe, os concorrentes escutam e o Big Brother chama-os para dentro. Nunca aconteceu existir a interacção de pergunta-resposta. Ainda que da pergunta e da resposta não tenha saído nada que oriente o jogo dentro da casa. A regra é clara: não se pode receber informações do exterior nem ter contacto para além daquele que o BB permite. Foi quebrada a regra. Foi sancionada a concorrente. Por isso um dia falarei com a Sonia, para lhe dizer que não é porque está com saudades da filha, do marido, não é porque o Vitor foi ao muro da casa dizer que a ama e ela respondeu que lhe tinha igual saudade, e depois mostrar estas imagens na sala, legendar tudo para que seja perceptível ao espectador e depois, falar com ela no horário do programa, que se está a manipular uma situação ou a construir uma novela à volta da ‘Sónia e do Vitor’. Não é. Não é justo neste caso, nem em caso de outros concorrentes que noutros formatos deixam o programa e como não cumprem objectivos acusam as produções de ‘manipulação’. Sejamos justos. Na vida como no jogo, nem tudo é como queremos que seja”.
“A Sónia – e os companheiros da casa – tem acesso a psicólogos que acompanham os concorrentes, entrou de livre vontade e sairá de livre vontade quando decidir de verdade sair. Tudo o resto, e até que isso aconteça, ela sabe tanto como nós, que está a fazer televisão. Televisão em tempo real, mesmo que por vezes tenha que ser editada porque os horários a isso obrigam”, finalizou.
Os responsáveis pelo Programa deveriam ter em atenção a constituição das audiências BB. Quando se furam regras e nenhuma punição acontece, diretamente, por parte do Programa e deixam um porvir nas mãos do público, estão a passar uma ideia de impunidade que, perante comportamentos semelhantes na Sociedade, terão repercussões muito nefastas.
DEPOIS ADMIRAMO-NOS QUE, QUANDO SE CHAMA A POLICIA PARA AJUDAR EM SITUAÇÕES GRAVES, ESTA ACABE SENDO DESRESPEITADA A AGREDIDA.