“Desfado”, o mais recente álbum de Ana Moura, foi nomeado melhor álbum de 2013 na categoria World Music pelo The Sunday Times.
O álbum da fadista ficou disponível para o público nacional no final do ano 2012, mas só foi editado em Fevereiro de 2013 no Reino Unido. Este facto permitiu a eleição pelo The Sunday Times para o presente ano.
Cerca de um mês antes de ter recebido esta distinção, a fadista tinha partilhado na sua página do Facebook um pouco do que foi fazer parte deste projecto:
O “Desfado” faz hoje um ano! E que ano! Sou-vos imensamente grata por tantas emoções inesquecíveis que tenho vivido com este projecto. Nestes 365 dias fizemos 123 concertos. Passámos muitos dias em aeroportos e muitas noites dentro de aviões. Tivemos muitas saudades de casa, das famílias, da nossa comida e da nossa cama. Porém, quando subimos ao palco, tudo fica para trás pela força esmagadora do vosso carinho e da vossa generosidade. É essa energia renovável que eu consumo e me faz continuar. Obrigada por tornarem a minha vida um conto de fadas.
“Desfado” é o quinto albúm de originais de Ana Moura e contou com a participação de vários artistas nacionais e internacionais como Manel Cruz dos Ornatos Violeta, Márcia, Pedro da Silva Martins dos Deolinda, Miguel Araújo dos Azeitonas, Luísa Sobral e António Zambujo. O albúm contou ainda com a colaboração de Aldina Duarte, Tozé Brito, Manuela de Freitas e Pedro Abrunhosa na composição dos temas.
Para quem estiver interessado em oferecer o álbum de Ana Moura como presente de Natal, a fadista deixa a seguinte sugestão na sua página de facebook:
Se deseja surpreender alguém com um disco da Ana Moura no próximo Natal esta mensagem é para si. Encomende o presente através da Merchearia durante o período da campanha e receba comodamente na morada que nos indicar a sua encomenda devidamente dedicada e autografada pela Ana. Basta que nos forneça o nome da pessoa a quem se destina o presente, respondendo ao email de confirmação da encomenda, e esperar que o correio bata à porta. Votos de um Feliz Natal!
Campanha válida para Portugal até ao dia 15 de Dezembro (…)
Grande fadista.