Exposição LisbonMuse nas ruas de Lisboa

0

30Posicionar Lisboa num patamar de sublimidade turística através de uma exposição denominada de LisbonMuse é o principal objetivo da POMOcreat em coprodução com a Junta de Freguesia do Areeiro, a Central Models e a CEMUSA. A exposição apresenta-se sob a formanove momentos artísticos mitológicos, expostos em doze MUPIS, em espaços públicos da cidade de Lisboa.

A ideia original do investigador de Mitologia Greco-Romana, André Ferreira, de associar nove espaços culturais/educacionais da cidade de Lisboa às faculdades das nove musas do Olimpo, só pôde ser concretizada graças ao apoio de nove entidades culturais de Lisboa e à participação de várias áreas artísticas distintas.

A Culturgest, a Fundação Portuguesa das Comunicações, o Lisboa Story Centre, o Museu da Água, o Museu da Carris, o Museu dOriente, o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio dos Marqueses de Fronteira e o Teatro Tivoli BBVA foram os espaços participantes.

Paulo Julião (autor dos figurinos), Magali Santana (maquilhagem e cabelos), Ana Pessoa (fotografia), Francisco Martins (foto-ilustração),Luís Covas (design gráfico) e Pedro Falé (audiovisual) foram os seis profissionais convidados para materializar a arte do LisbonMuse.

Nove personalidades femininas da Central Models incorporaram as míticas musas do Olimpo: Adriane Garcia (foi Terpsícore – Musa da Dança); Ana Luísa Barbosa (foi Tália – Musa da Comédia), Ana Rita Clara (foi Melpómene – Musa da Tragédia), Astrid Werdnig (foi Euterpe – Musa da Música), Débora Montenegro (foi Érato – Musa da Poesia Romântica); Raquel Prates (foi Clio – Musa da História); Sandra Coias (foi Polímnia – Musa da Poesia Sagrada); Telma Santos (foi Calíope – Musa da Eloquência) e Yolanda Lobo (foi Urânia – Musa da Ciência).

A fadista Liana, que através do seu “Fado da Despedida (Lisboa foi o meu fado)” contribuiu para a projeção do LisbonMuse através de um vídeo que, ao circular, permite difundir a Lisboa Olímpica pelos meios audiovisuais e chegar aos quatro cantos do mundo. O escritor Nuno Verdial Soares, foi o autor dos textos que acompanham toda a exposição, fazendo relembrar que Lisboa é uma cidade verdadeiramente inspiradora. A atriz Joana Seixas (embaixadora da exposição) é o rosto e alma da Exposição – representando a cidade que serviu de mote ao LisbonMuse – a cidade de Lisboa.

A exposição LisbonMuse encontra-se em formato bilingue, é gratuita, encontra-se isenta de horários de visita, apoia a cultura e a arte portuguesa, foi realizada sem qualquer apoio financeiro, não tem qualquer fim lucrativo e teve o apoio institucional de várias entidades públicas e privadas.

A exposição fez parte do programa de atividades das Jornadas Europeias do Património 2015 e face ao forte apoio por parte dos media (Up Magazine, Trend Magazine, VIP, TV7Dias, Agenda Cultural, Agenda Estrelas e Ouriços, DICA) a exposição tem sido alvo de vários convites para poder ser observada em diferentes vias públicas da cidade de Lisboa.

Deste modo e até ao dia 20 de dezembro a Junta de Freguesia do Areeiro através do LisbonMuse irá recriar um cenário onírico e fantasioso numa das praças mais emblemáticas da capital portuguesa – a Praça de Londres –  que não deixará indiferente o mais comum dos mortais.

LisbonMuse

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também