A apresentadora Fátima Lopes deu a conhecer o seu mais recente trabalho literário, o livro “Mães e Filhas com História”, que levou 8 meses a ser escrito.
Numa entrevista concedida pela própria, no seu programa “A tarde é sua”, mas desta vez dirigido pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, a apresentadora revelou alguns detalhes da sua obra.
Acerca do porquê de ter escrito histórias de gente com história, a apresentadora respondeu:
Eu diria, que foram vários factores. Primeiro porque eu me habituei de pequena a ver os meus pais a lerem livros de história, é uma paixão dos dois, e portanto foi uma paixão que foi crescendo em mim, depois porque na verdade, o tema mães e filhas é uma coisa que me interessa muito, Sou mãe de uma menina, à parte disso e ainda antes da Beatriz nascer, eu sempre achei muito curiosa a relação que se podia estabelecer entre duas mulheres, uma ainda em formação e a outra como orientadora, vamos dizer assi. E portanto, era uma coisa que me apaixonava. E um dia eu disse assim ‘Porque não cruzar as duas coisas?’ (…) E assim nasceu o livro.
A apresentadora falou ainda sobre a sua relação com a filha Beatriz, dizendo que se dá muito bem com ela, mesmo estando a filha na fase típica de adolescente em que procura marcar terreno. No entanto falou também na importância de transmitir regras:
(…) tudo o que eu lhe ensinar, não só na infância, mas também na adolescência vai ficar para a vida, portanto se ela não tiver regras, uma orientação, não for balizada, cresce um bocadinho ao Deus dará. E eu não quero isso. Portanto, tenho que lhe passar determinados valores, em idade em que ainda faz sentido, depois ela fará as escolhas dela.
O livro é composto por 10 histórias de mães e filhas, sendo algumas da história de Portugal, outras da história Universal na qual a apresentadora usou o seguinte critério:
(…) conseguir que cada história passe uma mensagem diferente e mostre uma forma diferente de ser mãe, e uma forma diferente de ser filha. (…) temos desde mães completamente obsessivas, a mães muito ternas e muito capazes de educar e dar colo. Há quase todo o tipo de mães (…)
Sobre a História de Portugal a autora aborda a relação entre D. Leonor Teles e sua filha D. Beatriz, a relação entre D. Filipa de Lencastre com a filha D. Isabel de Borgonha, entre muitas outras.
Fátima Lopes revelou ainda que tem uma enorme facilidade de escrita e que por vezes quando está à frente do computador a sua dificuldade é conseguir parar. Confessou ainda que se tivesse mais tempo para escrever conseguia lançar um livro por ano.
A apresentação oficial do livro acontecerá hoje, às 19 horas, na Fnac do Colombo, em Lisboa. Entretanto os livros já estão disponíveis para compra.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar