A jornalista Fernanda Câncio está a ser alvo de duras críticas e acusada de “incoerência” depois de ter criticado a RTP1 pela roupa usada por Lenka, uma das assistentes do “Preço Certo”.
A situação começou quando Fernanda Câncio considerou que “é espantoso como é que a televisão pública continua a usar mulheres como adereços desta forma repugnante”, partilhando uma imagem que alguém divulgou no Twitter, onde Lenka surge com um vestido curto que lhe evidencia os mamilos.
“Não há obrigações de cumprir os mínimos em termos de respeito pelos princípios constitucionais e pelos planos para a igualdade?”, questiona Fernanda Câncio”.
Contudo, há quem se tenha lembrado da publicação que Fernanda Câncio fez há dias a propósito de Renato Sanches, quando suspirou um “o. que. é. isto. meu. deus.”, partilhando um tweet com uma fotografia do jogador da Selecção Portuguesa em tronco nu.
Posição de Câncio divide opiniões
A aparente dualidade de Fernanda Câncio está a gerar críticas e há quem a acuse de “incoerência”.
“Fernanda Câncio quando vê a Lenka de saia curta na TV: está na altura de acabar com a objectificação da mulher! Não somos um adereço! Fernanda Câncio quando vê um jogador de futebol em tronco nu: Ai meu Deus o que eu lhe fazia! Assim até eu vejo futebol!”, repara o humorista Rui Cruz numa publicação no Twitter.
Já o utilizador daquela rede social que assina Diogo Laranjeira fala de uma “falsa equivalência”, considerando que “o Renato ficar em tronco nu não faz parte do seu trabalho”. “A discussão sobre a Lenka é toda uma outra coisa, convém não confundir os casos”, salienta.
Já Tia de rastos, outra utilizadora do Twitter, destaca que “só há uma questão que é importante: a Lenka vestiu o que pôde escolher ou é roupa imposta? Porque isso faz TODA a diferença”, atesta.
Mas o ex-jornalista João Oliveira considera que “sexismo é achar que a Lenka não se veste assim porque quer”.
Por outro lado, o utilizador do Twitter João Mendes escreve que achar que foi Lenka quem “escolheu estar ali de camisa de noite e que o corpo dela não é usado deliberadamente para ter um determinado impacto no público, que nada tem a ver com o programa, é só ingénuo”.
Ficam as opiniões para discussão. Afinal, quem tem razão?
//SV
Sê o(a) primeiro(a) a comentar