A divulgação, por parte do jornal Correio da Manhã, de imagens onde José Carlos Pereira surge em aparente estado de embriaguez, numa noite de farra, está a indignar anónimos e figuras públicas.
José Carlos Pereira: imagens reveladas por desconhecidos mostram noite de excessos
As fotografias terão sido adquiridas pelo diário aos quatro rapazes que passaram essa noite de excessos com o actor de 35 anos e todos questionam a invasão da privacidade que a sua divulgação implica.
Ora leia alguns dos testemunhos de figuras públicas que expressaram a sua indignação através das Redes Sociais…
Pedro Teixeira, actor
“Acordar e perceber que um qualquer jornalista teve a estúpida ideia de se aproveitar da vulnerabilidade de um amigo. Independentemente dos critérios editoriais e dos princípios pelos quais se regem os média, existe algo que a meu ver deve ser transversal a todos, o respeito pelo outro, o respeito pelo ser humano.”
Rita Ferro Rodrigues, apresentadora da SIC
“Eu não conheço o José Carlos Pereira. Troquei com ele palavras de circunstância há uns meses, num aeroporto. Mas quero daqui enviar-lhe publicamente um abraço solidário de indignação com a capa que um jornal diário lhe dedica hoje. Vi a capa nos recortes de imprensa e não queria acreditar.
Devassa absoluta da vida privada , com publicação de imagens retiradas de um espaço privado, certamente não autorizadas pelo actor, e exposição pública de um ser humano numa situação de total fragilidade de saúde em que estava incapaz de se defender. Sinistro.
Alguém ganhou muito dinheiro com isto: quem vendeu as imagens ao dito jornal e o dito jornal que as publicou.
Atenção: fosse o protagonista deste caso um cidadão anónimo e a minha reacção seria a mesma. Vergonhoso.”
Cláudio Ramos, comentador da SIC no blogue “Eu, Claúdio!“
“Acho que neste caso se confunde interesse publico com ‘interesse DO público’ (onde muitas vezes o CM tem feito um bom trabalho), sendo que acredito também que o público, apesar de gostar de ver estas coisas, não as adora nem precisa delas. Isto não torna o Zé Carlos Pereira melhor ou pior pessoa. É o negócio pelo negócio. É uma opinião muito minha.
No entanto, e quanto à parte legal, é óbvio que não é legal publicar-se uma fotografia destas tirada em casa (espaço íntimo/privado) e sem a autorização do protagonista. A coisa mudava de figura se fosse uma fotografia com o mesmo protagonista, no mesmo estado, mas tirada numa discoteca ou numa praia…
Se concordo? Não! Se entendo? Não! Se acho que este é o caminho? Não! Mas (e não morrendo de amores pelo CM nem ele por mim), tento perceber que o seu papel no mercado é muito específico e aí ele cumpre totalmente a sua função. Não tem pretensão a outra coisa apenas àquilo: vender e vender.
É difícil, e mesmo não concordando, tento separar as águas. Como não fico em cima do muro, estou claramente contra a publicação disto!”
Nilton, humorista
“Agora a sério. Não conheço pessoalmente o José Carlos Pereira. Nunca falei com ele na vida, mas pergunto: ninguém dá um pontapé na boca de quem deu um vídeo do José Carlos Pereira bêbado e deitado no chão ao Correio da Manhã?“
Sê o(a) primeiro(a) a comentar