Várias figuras públicas não esconderam a sua indignação pela tragédia que este fim-de-semana se viveu em dois canis em Santo Tirso. Várias dezenas de animais morreram na sequência de um incêndio. Relatos de populares acusam as proprietárias e a GNR a não terem autorizado a entrada no canil por se tratar de uma propriedade privada.
Apenas ontem pelas 16 horas da tarde e depois da revolta de vários populares foi possível começar o resgate de vários manuais, como foi avançado por vários meios de comunicação social.
Nas redes sociais, juntaram-se aos milhares de portugueses que não esconderam a sua indignação por este desfecho, várias figuras públicas que não esconderam a sua indignação perante esta tragédia.
Andreia Rodrigues
“Este fim de semana dezenas de animais morreram, queimados, em Santo Tirso! A falta de medidas de proteção e resgate, as burocracias, a falta de compaixão de quem permitiu que se chegasse a este cenário avassalador. Muitas falhas! “Abrigos” ilegais, que de abrigos não têm nada, já sinalizados por maus tratos que mantinham os animais em condições desumanas. Perante isto, dezenas de pessoas tentaram fazer o bem, salvar vidas…as vidas de animais indefesos, presos por uma cerca, sem hipótese de fuga…tiveram de invadir o espaço para salvar da agonia os poucos que ainda estavam vivos, com sede, fome e dor.
A culpa? É o que tem de ser apurado. Temos de exigir isso! Os culpados por esta atrocidade têm de ser punidos e disso não podemos abdicar, basta de impunidade! E é urgente criar um plano de proteção civil que permita a atuação eficaz nestas situações! São vidas!!!! É inacreditável que nos tempos que correm partilhas como esta tenham de ser feitas!”
Eduardo Madeira
“Santo Tirso. Há uma norma no Direito que se chama Estado de Necessidade. Creio que neste caso podia ter sido usada para salvar os bichos em perigo. Há outra coisa mais simples ainda, o bom senso. Neste caso parecia o suficiente. A GNR limitou-se a cumprir ordens. Ao longo da história tanta gente se limitou a cumprir ordens. Não haverá responsáveis porque em Portugal nunca há responsáveis para nada.
Lamentável e triste. Pobres bichos”.
José Carlos Malato
“Que vergonha! Pobres animais! Lamentável! Os culpados têm de ser punidos!”
Teresa Guilherme
“É impossível acreditar na crueldade que fizeram a tantos animais.
É impossível acreditar que quem o fez vai ficar impune.
É impossível! Adopte com consciência! Ame o seu animal”.
Leonor Poeiras
“Dói-me a alma profundamente. Mais do que nunca”
Rodrigo Guedes de Carvalho
Ruy de Carvalho
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar