Uma denúncia feita por Maya nas redes sociais relativamente aos cães da ex-mulher de João Cabeleira dos Xutos & Pontapés está a gerar muita polémica com a IRA a ter uma palavra final
Ana Bastet e João Cabeleira dos Xutos & Pontapés defenderam-se publicamente das imagens polémicas que mostravam os cães desnutridos. Em declarações à Vidas a ex-mulher do músico afirmou “Os cães são meus, as imagens são manipuladas”, já o músico referiu que esta segunda “estiveram lá em casa pessoas do IRA e verificaram que só um cão é que não tem chip. Disseram que está tudo bem e que vão publicar isso mesmo no site deles”.
Contudo, após a devida análise o IRA – Intervenção e Resgate Animal partilhou um vídeo na sua conta de instagram onde deixa claro “Não nos podemos pronunciar pelas primeiras fotos que surgiram nas redes sociais, retratando uma condição corporal de magreza quanto aos seus animais e as alegadas “manipulações de imagem” efectuadas para chocar a comunidade”.
“Mas quanto aos nossos registos, nomeadamente vídeos, podemos. Desta vez captadas pelo nosso delegado na 1ª avaliação feita no local, antes do diálogo com a detentora dos animais. Animais esses que hoje, aquando deslocação de uma equipa de intervenção e antes da chegada do SEPNA e GMVM de Almada, não se encontravam no local” pode ler-se.
As declarações da alegada aprovação da instituição foram alvo de reparo “Senhor João, utilizar o nome da nossa instituição para garantir que as condições para o bem-estar dos seus animais estão asseguradas e que os mesmos cumprem a lei é algo que não deva repetir”.
O parecer técnico é claro “no relatório do Delegado mobilizado ao local, é possível atestar que os mesmos se encontram mal nutridos, rodeados de fezes com vários dias e sem água ou comida à disposição. Após a visita da equipa ao local, hoje (quarta-feira), verificou-se que essa situação estende-se a mais animais presentes no domicílio, em que foi possível verificar-se inexistência de água, comida ou higienização do espaço”.
Ainda na mesma comunicação, o IRA faz saber que “Todos os elementos recolhidos por esta instituição serão remetidos para o SEPNA da Guarda Nacional Republicana, assim como à autoridade veterinária municipal cumprindo o protocolo habitual”.
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar