A polémica está instalada! A apresentadora foi dispensada e numa entrevista explosiva lamentou a forma como foi tratada. A TVI reagiu afirmando que tinha projectos, mas num post partilhado nas redes sociais a apresentadora nega
Leonor Poeiras foi dispensada da TVI depois de 17 anos ao serviço da estação. Com apenas presenças pontuais nos últimos dois anos, a apresentadora revelou em declarações ao Holofote que a relação com a estação vinha a deteriorar-se.
“Eu soube pelas redes sociais que tinha sido dispensada do programa Pantene. E isto nunca me aconteceu em 17 anos… esta falta de consideração… do único sítio onde trabalhei na vida. Fiquei muito muito triste e muito muito desconfortável” revelou.
Sem nada a esconder, a apresentadora lamentou também a postura de Nuno Santos “Ele enquanto líder disse-me que me tinha retirado do programa Pantene por decisão pessoal (…) diz-me no final de maio: ‘és livre para procurar trabalho noutro sítio’. Eu nunca ouvi isto antes. A TVI sempre me tratou com a maior consideração, respeito e profissionalismo. E sem dúvida nenhuma que fiquei revoltada e chocada… não me identifico obviamente com a atual direção de Programas, não me identifico com as escolhas, não me identifico com a maneira de trabalhar. Ou seja, não têm coragem… não têm tempo… Não se trata ninguém desta forma, ninguém que tenha dado 17 anos de vida à casa”.
TVI reage às palavras de Leonor Poeiras
Helena Forjaz, Diretora de Comunicação da Media Capital, em declarações à TV7 Dias esclareceu que não houve lugar a despedimento porque não existia qualquer vínculo contratual e que a apresentadora não se teria mostrado disponível para os projetos que lhe foram propostos.
Leonor Poeiras dispensada da TVI. “Fiquei revoltada e chocada”
A Diretora de Comunicação da Media Capital foi mesmo mais longe e esclareceu “Nós gostamos de ter pessoas que queiram estar connosco”. Já sobre se haveriam projetos para além das substituições de Fátima Lopes no programa ‘A Tarde É Sua’ e da apresentação do ‘Somos Portugal’ que Leonor Poeiras não pode apresentar por motivos de saúde, Helena Forjaz esclareceu “Às vezes, as oportunidades vão surgindo à medida em que as coisas acontecem. Umas vezes aparecem, outras não”.
Leonor Poeiras desmente TVI
Após as declarações de Helena Forjaz, Diretora de Comunicação da Media Capital, a apresentadora não escondeu a sua indignação e reagiu nas redes sociais através de um esclarecimento público.
“Aproveito para desmentir os comentários feitos hoje por Helena Forjaz, que me acusa de ter rejeitado trabalhos e de não querer trabalhar na TVI. Por elegância omiti isso da entrevista, não é bonito o que aconteceu nem o que me vejo obrigada a esclarecer.
Fora a Emissão Especial Covid19 e as substituições no programa A Tarde É Sua, recebi apenas uma única solicitação de trabalho, que não considero ter sido uma proposta. De que se tratava?
No regresso pós pandemia do Somos Portugal fui contactada para apresentar essa primeira emissão, sim. Ora por questões de saúde este é um programa que infelizmente tive de deixar de fazer em Dezembro do ano passado, como já é do conhecimento público. Por isso, nesse mesmo telefonema, perplexa, voltei a explicar novamente por que razão não o poderia apresentar.
A apresentadora denuncia “Nunca poderia aceitar, a TVI sabia disso. Eu e o meu advogado, o Doutor Garcia Pereira, consideramos por isso que foi uma não proposta. Para além de tudo, e ainda nesse telefonema, informaram-me que o cachet previsto para mim era 50% do cachet habitual (que durante 9 anos e meio recebi por cada programa).
Mais tarde confirmei e das três apresentadoras chamadas eu fui a única a quem ofereceram metade do cachet”.
“Lamentável ter que escrever estes pormenores, não é?… Uma situação inenarrável. Enfim… Muito obrigada por todo o apoio” escreveu a apresentadora deixando clara a sua indignação pela forma como está a ser tratada pela estação.
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar