Manuela Moura Guedes defende provérbio que não existe

0
Manuela Moura Guedes

A jornalista e agora apresentadora Manuela Moura Guedes tem dado que falar após uma suposta gaffe dada durante uma emissão do programa “Quem Quer Ser Milionário”, que resultou na expulsão de uma concorrente.

Foi pedido à concorrente que completasse o provérbio “Dezembro frio, calor no…” com uma das seguintes palavras: domicílio; aconchego; abrigo; ou estilo. Depois de alguma ponderação, a concorrente optou pela palavra que mais lhe fazia sentido, ficando “Dezembro frio, calor no aconchego”. A resposta estava errada, tal como estavam erradas, segundo especialistas da língua portuguesa, todas as outras hipóteses. Contudo, a resposta apresentada como correcta foi “Dezembro frio, calor no estilo”, situação que tem dado muito que falar. Note-se que a resposta correcta, não disponível para escolha, seria “Estio”, que significa tempo quente e seco.

http://www.youtube.com/watch?v=40Sic2uPXr4

Depois de muitas críticas a este episódio, Manuela Moura Guedes fez um esclarecimento na sua página do Facebook:

Há dois provérbios sobre o “Dezembro com frio…”, um mais conhecido, ligado ao estio, outro ligado ao estilo. São, pelo menos, dez as fontes que sustentam esta afirmação. Foi escolhido no ‘Quem Quer Ser Milionário’ o provérbio menos conhecido porque a concorrente já estava a responder a uma pergunta de nível 8, mais difícil. Provavelmente seria o outro, o do estio, se estivesse num nível mais baixo. (…) O que me parece ridículo é fazer considerações sobre gaffes e coisas afins partindo do princípio que ‘estio’ não faz parte do vocabulário de qualquer português com uma formação académica normal. Valha-nos esta erudição!

Vários especialistas esclareceram ao Jornal de Notícias que o provérbio correcto é “Dezembro frio, calor no estio”, e que o provérbio que Manuela Moura Guedes defende nem sequer está registado.

Entretanto a apresentadora já eliminou da sua página do Facebook este comentário.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Taskmaster está de volta

Depois do sucesso da primeira edição, estação pública volta a apostar no formato para os serões de sábado à noite Vasco Palmeirim e Nuno Markl ...