Morreu o fadista Carlos do Carmo

0

Fadista tinha-se despedido dos palcos em 2019

Carlos do Carmo de Ascensão Almeida, mais conhecido por Carlos do Carmo, faleceu esta madrugada, aos 81 anos de idade, no hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A notícia foi confirmada ao Expresso pela família do fadista e dá conta que o artista estava internado desde ontem e terá falecido na sequência de um aneurisma.

Com 58 anos de carreira, Carlos do Carmo despediu-se dos palcos em 2019 com dois concertos nos Coliseus, do Porto e Lisboa. Para assinalar esta ocasião, o fadista lançou a compilação “Oitenta”.

Foi agraciado pela Presidência da República com dois graus honoríficos: em 1997, pelo Presidente Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e em 2016, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa com o Grande-Oficial.

Em 2004, recebeu pelas mãos de Pedro Santana Lopesa a Medalha de Mérito Municipal. Em 2008, recebeu o prestigiado Prémio Goya, na categoria de Melhor Canção Original, com o Fado da Saudade.

Em 2014 ganhou um Grammy na categoria Lifetime Achievement e um Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM de Las Vegas.

//AR

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também