Morreu Vasco Graça Moura

0

Faleceu este domingo, dia 27 de abril, o escritor e político português Vasco Graça Moura.

De acordo com informações avançadas pela imprensa nacional, Vasco Graça Moura, de 72 anos, vinha a travar uma longa luta contra o cancro, tendo acabado por sucumbir à doença esta manhã, no Hospital da Luz, em Lisboa.

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, o escritor exerceu advocacia entre 1966 e 1983. Após o 25 de Abril, aderiu ao Partido Social Democrata, passando a exercer o cargo de Secretário de Estado da Segurança Social.

Em janeiro de 2012, Vasco Graça Moura foi nomeado para a presidência da Fundação Centro Cultural de Belém pela Secretaria de Estado da Cultura.

O primeiro ministro Pedro Passos Coelho referiu-se à morte de Vasco Graça Moura como sendo uma grande perda, referindo-se à sua obra literária como “vasto legado literário, marcado pela inspiração e pela dedicação à língua portuguesa, que enriqueceu como poucos, uma constante procura da identidade nacional e um clarividente pensamento sobre as raízes, a herança política e filosófica e o futuro da Europa“.

Foi distinguido pela sua obra literária com vários prémios, entre os quais o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube Português e da Associação Portuguesa de Escritores, a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga, a Ordem de Santiago da Espada, o Prémio Pessoa e o prémio Vergílio Ferreira.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também