Resposta inédita em programa apresentado por Fátima Campos.
O programa apresentado por Fátima Campos nesta última segunda-feira teve como tema a debate o racismo em Portugal.
Tendo como mote a questão do programa “Portugal é um país racista?”. O tema teve direito a opinião de vários convidados, incluindo Mamadou Ba, Dirigente do SOS Racismo, que referiu “obviamente que há racismo em Portugal, e todos nós sabemo-lo. O problema é que nós esforçamo-nos a tornar o debate sobre o racismo um tabu”.
Contudo, a opinião entre o convidado e jornalista tiveram algumas divergências. A dada altura, enquanto Mamadou falava a propósito de agressões recentes na prisão da Cova da Moura “Nós temos do ponto de vista institucional pessoas com poder que podem para além de exercer um poder, uma violência através do seu poder que também o fazem através da linguagem”, Fátima Campos interrromopeu para recordar “Há casos de violência pessoal, também, sobre brancos. Até me estou a lembrar de um caso terrível que aconteceu ali para o Cacém, não foi? Alguém que foi cortada a cabeça, e portanto, são casos que também existem”… Ao que Mamadou respondeu “Não há nenhuma comparação possível, absolutamente, porque quem tentar fazer essa comparação não está a ter um debate honesto em relação à gravidade da violência policial contra negros e ciganos”, afirmando mesmo “Essa comparação é totalmente descabida”.
A dada altura Fátima Campos questiona “Mamadou hoje você é português mas nasceu no Senegal. Qual é o país da Europa, onde esse sentimento racista se sente menos que em Portugal?”. Face à questão colocada o Dirigente do SOS Racismo respondeu “Fátima eu recuso-me a fazer uma competição de burrice”. A jornalista tentou justificar o seu ponto de vista e justificou “Eu estou a tentar perceber o nosso nível” ao que Mamadou respondeu “As pessoas querem sempre colocar-se numa espécie de competição para diminuir moral do mais ou menos. A pergunta que nós temos de colocar é ‘Há ou não há racismo em Portugal?’ Há racismo em Portugal”.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar