As imagens que mostram a dura realidade vivida por vários habitantes de Ribeira de Baixo deixaram os ‘vizinhos’ em lágrimas
Cristina Ferreira e Cláudio Ramos não conseguiram esconder a emoção ao verem a reportagem preparada pela equipa do programa. Em causa está o sofrimento visível de dezenas de famílias que terão de abandonar as suas casas na sequência da construção da barragem de Daivões.
As imagens passadas mostraram as pessoas a despedirem-se das suas casas, casas essas que levaram uma vida a construir e que em breve vão ser alagadas pela barragem de Daivões, que se prevê que comece a funcionar em junho de 2020. Com testemunhos carregados de dor e sofrimento, Cristina Ferreira e Cláudio Ramos não conseguiram disfarçar a emoção que sentiram ao assistir a tais imagens.
“Isto é muito difícil. Quem nunca teve um canto como este não consegue compreender. Quem vive, às vezes, na cidade não a mesma noção… A terra fala, as paredes têm toda história, foi tudo feito com muito sofrimento”, referiu a apresentadora com a voz embargada.“Nós quisemos muito, para além de todas as polémicas que possam existir à volta disto mostrar os afetos, a forma como as pessoas largam as memórias. Porque essas memórias vão ser alagadas. Não há o que ver depois… está debaixo de água. Tudo vai ficar debaixo de água”.
“Isto está a acontecer neste momento e dia 7… vão fechar as portas daquela casa. No dia em que fizermos um ano deste programa há gente a fechar as portas de sua casa. Um beijinho a todos”, finalizou.
Assista aqui ao vídeo que mostra como alguns moradores estão a lidar com esta mudança.
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar