Tony Carreira esteve esta segunda-feira no Jornal das 8 para esclarecer as questões relativas à acusação de plágio
Depois de muita polémica após ter sido acusado pelo Ministério Público, Tony Carreira aceitou falar em direto para milhões de pessoas, no Jornal das 8, da TVI.
Questionado sobre “Afinal de quem são as músicas que o Tony Carreira grava nos discos e canta nos concertos?”, o cantor começou por agradecer o convite de José Alberto Carvalho para poder explicar publicamente toda esta polémica que envolve o seu nome. “Estou a ser alvo de uma pessoa, que já me colocou um processo em tribunal. A justiça deu-me razão”, revelando que apesar da pessoa em questão ter recorrido, o tribunal voltou a dar-lhe razão.
O processo que o cantor venceu a tribunal foi interposto há 10 anos, e foi devido “a uma pessoa” ter lançado uma coletânea de músicas de Tony Carreira – Os melhores cores de Tony Carreira -, na qual o nome do cantor estava em letras em destaque e o nome dos autores da música estavam em tamanho reduzido “eu achei que estávamos a induzir o público em erro. Pedimos para que esses CDs fossem retirados mercado”.
Isto levou a que “O dono desta editora colocou-me em tribunal, colocou-me um processo. A justiça deu-me razão, recorreu, voltou a perder (…) A partir desse momento, esse senhor nunca mais me largou”, revelou em declarações a José Alberto Carvalho.
Na mesma entrevista Tony Carreira acusou “está a tentar denegrir a minha imagem, prejudicar-me. É simplesmente uma vingança!”. Aproveitando a oportunidade de estar em direto “Eu quero aqui clarificar uma coisa, que é nos anos 90 estava eu no início de carreira. Nos anos 90 por falta de experiência (…) e claramente por falta de experiência, nos anos 90, efectivamente há aqui canções que são parecidas, muito similares, muito em cima do original. Não vou negar isso”.
Tony Carreira esclareceu ainda que relativamente a 5 músicas das 11 músicas de que é acusado de plágio, chegou a acordo e os cantores originais receberam tudo o que era deles por direito. “Há 10/8 anos atrás, quando isso aconteceu. Encontrei-me com o publisher que representava esses autores/compositores. Ficou tudo resolvido, como deve ser feito”, revelando mesmo “Gostaram tanto das canções cantadas por mim que fizeram questão que eu fosse creditado, nesses discos, também como autor dessas canções. Uma relação tão boa, que tenho neste momento, trabalho já há muitos e longos anos com o autor de uma das canções mais polémicas (Depois de ti) que é o Rudy Perez”.
O cantor assume “Errei! Assumi-o já de uma forma clara quando dei as primeira entrevistas depois deste problema. Assumi-o na altura (…) E hoje estou simplesmente a reafirmar uma situação que na altura assumi”.
Tony Carreira refere ainda que é causado de músicas que nunca assinou como sendo suas, e que nos CDs os autores estão devidamente referidos.
O cantor revelou ainda que apesar deste não ser o pior da sua carreira, não é propriamente o mais agradável, mas afirma estar “tranquilo” quanto às acusações de que é alvo.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar