São doze passas na mão, roupa interior azul e um “este ano é que vai ser” pronto a soltar-se na garganta. Grosso modo, com mais ou menos álcool à mistura, esta cena repete-se em cada passagem de ano e nem a entrada numa nova década parece abalar a tradição instituída. Juras e juras de mudança que, raras vezes, se cumprem na íntegra. Os meses sucedem-se na sua cadência habitual e, por uma série infindável de razões, o emprego que prometeu deixar, o carro que afirmava trocar ou aquelas férias que quer há muito fazer continuam por concretizar.
Se em 2020 é que vai ser, preparamos-lhe 18 dicas que o colocam no caminho certo para começar a poupar para que, quando 2021 se avistar da janela de 2020, não precise de prometer mais nada.
18 dicas para começar a poupar em 2020
Estabeleça objetivos de poupança semanais
Vá colocando algum dinheiro de parte todas as semanas. Comece por um valor baixo e vá, gradualmente, aumentando-o ao longo do ano.
Opte por um crédito consolidado
Se não consegue eliminar os seus créditos de uma só vez, saiba que a opção por um crédito consolidado pode permitir-lhe uma poupança efetiva com mensalidades de até 60%. Uma das mais badaladas, pela poupança e simplicidade, no mercado português é a solução de crédito consolidado Unibanco. Para ter acesso a este produto, basta que se ligue à Internet, procure a página online do Unibanco e, uma vez lá dentro, clique na área de crédito consolidado.
Após esta simples tarefa, o cliente terá ao seu dispor um simulador de crédito que lhe permitirá calcular o valor e o prazo que lhe for mais conveniente. Os valores disponíveis variam entre os €5.000 e os €50.000 (TAN desde 9,85% e TAEG de 13,4%) com um prazo de pagamento que vai dos 24 até aos 120 meses.
Realizada a simulação de crédito consolidado, o passo seguinte passa pelo preenchimento do formulário de adesão que inclui o montante pretendido, os dados pessoais e a documentação necessária para a finalização do processo. Concretizados estes passos, receberá um e-mail de confirmação da proposta em anexo e um pedido de envio de documentação para o endereço de correio eletrónico que previamente indicou. Simples,
rápido e com uma alta taxa de poupança.
Deixe o carro na garagem ou partilhe-o
Evite gastos desnecessários. Caso não seja imprescindível, deixe mais vezes o carro na garagem e passe a andar de transportes públicos. Se não consegue abdicar do automóvel, saiba que o conceito de “car-sharing” (partilha de carro) encontra-se bem implantado em Portugal permitindo-lhe dividir com alguém os custos (combustível, portagens, etc) que normalmente tem com a sua viatura.
Pense primeiro, compre depois
Foque-se no essencial, reduza as compras supérfluas. Procure cozinhar em casa, explore o seu lado de chef. Não só evita gastos em restaurantes como, no caso de convidar família e amigos, lhe permitirá diminuir as saídas nocturnas e as despesas que daí advêm. Aproveite a exploração gastronómica para reavivar as tradicionais marmitas. Se o seu local de trabalho possui copa, aproveite para lhe dar uso.
Controle as despesas diárias e faça orçamentos mensais
Verifique as suas despesas todos os dias. É uma forma de controlar o dinheiro que gasta e eliminar gastos supérfluos. Ao elaborar um orçamento mensal (e segui-lo escrupulosamente) estará a racionalizar o dinheiro que possui e a estabelecer limites de despesa.
Peça uma nova avaliação à casa para poupar no IMI
Muitas casas continuam a pagar imposto municipal sobre imóveis (IMI) a mais. E muitas outras estão a pagar o valor justo. A única forma de apurar se a sua casa está no primeiro ou no segundo lote é calcular o valor correto de IMI e confrontá-lo com o montante cobrado pela Autoridade Tributária. Em caso de estar a pagar IMI a mais, peça uma reavaliação do imóvel junto das Finanças.
Procure taxas de juro mais baixas
Algumas instituições bancárias cobram taxas de juro muito altas. Se for o seu caso, procure uma instituição bancária que seja mais adequado aos seus objetivos de poupança.
Desligue os carregadores das tomadas e aplique redutores de caudal nas torneiras
Não deixe a televisão em standby e desligue os carregadores dos telemóveis da tomada, pois continuam a consumir energia. Se está realmente apostado em ir mais a fundo na poupança de carteira e meio-ambiente, aplique redutores de caudal nas torneiras lá de casa.
Compare o preço
Se é possível abdicar de muitos produtos, a verdade é que há outros de que não podemos dispensar. Antes da compra compare o preço do mesmo produto nas diferentes marcas e estabelecimentos comerciais.
Aproveite descontos e promoções
Na senda da dica anterior, à comparação de preços procure juntar artigos que se encontrem em promoção ou que possam estar sujeitos a desconto. Perguntar não custa e a carteira agradece.
Faça uso de aplicações de planeamento financeiro
Tire partido das aplicações no seu “smartphone” para o ajudar a manter-se organizado nos seus gastos. É uma força fácil de poupar dinheiro e aprender a lidar com as finanças.
Procure entretenimento gratuito
Encontrar atividades grátis para fazer não é assim muito difícil. Os tradicionais picnics são uma excelente opção e os miúdos adoram. Outro exemplo pode ser a leitura de livros sem gastar um euro através da utilização dos espaços de leituras das grandes livrarias.
Elimine os Maus Hábitos (ou Vícios)
Se é fumador, aproveite para cumprir, finalmente, aquela promessa à muito feita de deixar de fumar. Jantar fora ou festas constantes também são outras das possibilidades para poupar dinheiro. Não necessita de eliminar por completo, mas faça-o com menos frequência.
Vá para fora cá dentro
Leve este famoso slogan à letra e aproveite para conhecer as maravilhas que Portugal. Com poucos euros consegue e desfrutar daquilo que melhor o país tem para oferecer. Caso a sua opção passa por uma viagem fora, quer seja um citybreak, uns dias de férias ou em épocas festivas, aqui também poderá aprender a poupar para viajar.
Invista num PPR
Pode parecer um contra-senso enquanto falamos de poupanças, mas é uma boa forma de impor regras ao seu orçamento anual e ainda poupar para a reforma. Além de amealhar para o futuro, começa já a poupar, uma vez que os valores aplicados anualmente em PPR são dedutíveis até 20% no IRS e, no momento do reembolso, beneficiam de taxas de imposto mais reduzidas.
Divida, sempre que possível, as contas com os seus amigos
Nos restaurantes, ou em compras online, procure aliar-se aos seus amigos para diminuir o valor total a pagar. Se quiser fazer compras do mesmo site que o seu amigo, proponha a divisão dos custos nos portes de envio, por exemplo.
Reavalie os seus serviços de TV e telecomunicações
Reflita sobre o seu serviço de TV. Interrogue-se sobre se o valor que paga se coaduna com o serviço que tem e se utiliza realmente todas potencialidades deste último. Conseguir passar sem este serviço ou optimiza-lo ao máximo permitirá poupar dinheiro.
Deitar Cedo dá Saúde e Traz Poupança
A ideia é simples, mais cedo na cama, poupa-se energia, não só com a iluminação como também com aquecimento no Inverno.
//LP
Sê o(a) primeiro(a) a comentar