A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho adianta que 51% dos europeus sofre de stress relacionado com a sua actividade laboral, um número que aumenta todos os anos.
Os elevados níveis de ansiedade estão relacionados com um pico de volume de trabalho – emails acumulados, necessidade de estar constantemente ligado ao computador e smartphone, pressão para atingir objectivos. No entanto, de acordo com esta entidade este é um problema maioritariamente crónico que pode conduzir a consequências graves como a depressão, doenças cardiovasculares, problemas de pele, impotência sexual, são exemplos.
Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), explica como as técnicas milenares são cada vez mais procuradas pelos portugueses, e deixa alguns conselhos para regressar à rotina sem perder a tranquilidade das férias. “De acordo com a MTC, o stress manifesta-se de forma diferente em cada pessoa, pelo que é importante adaptar o protocolo de forma individual. Temos cada vez mais pessoas a recorrerem a uma abordagem livre de fármacos para enfrentar o excesso de ansiedade”, começa por explicar o terapeuta que destaca: “há pontos de acupunctura mais comuns, como os localizados na região lombar, ombros, pés e pulsos. Contudo, a nossa abordagem passa pela identificação do problema e só depois por combater os sintomas”.
O protocolo indicado em casos de stress geralmente combina a acupunctura à fitoterapia, tratamentos
100% naturais, sem efeitos secundários e com um objectivo de cura a longo prazo.
“A fitoterapia utiliza plantas medicinais para corrigir desequilíbrios do organismo, e no caso do stress
recorremos habitualmente a ervas que combatem o cansaço, ansiedade, insónias e com efeito
tranquilizante, como a raiz do ginseng coreano, rehmannia, folha de maracujá, sálvia, raiz valeriana ou folhas de melissa”, referiu Hélder Flor.
O especialista deixa alguns conselhos:
• Fazer pausas no trabalho de forma regular, levantar e realizar alongamentos para que o corpo não fique “preso” numa única posição.
• Aprender a respirar corretamente e fazê-lo várias vezes ao dia para descontrair. A respiração deve ser lenta e profunda, com pausas entre a inspiração e expiração.
• Depois dos exageros das férias é necessário voltar a impor rotinas e horários na sua alimentação. A combinação de alimentos doces, que transmitem alegria e energia, deve ser feita com picantes que actuam contra a tristeza. Sumos naturais, como laranja, kiwi, abacaxi ou tangerina são indicados para melhorar a boa disposição.
• Dormir é fundamental, já que poucas horas de sono são um dos principais motivos para o aumento da ansiedade.
• Treinar sim, mas de uma forma equilibrada. A Medicina Tradicional Chinesa recomenda exercícios que lhe permitam um regresso à rotina tranquilo, como ioga, tai-chi ou natação.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar