Sabia que a acupuntura pode diminuir significativamente as dores causadas pela menstruação? Um estudo disponibilizado pelas universidades de Western Sydney, na Austrália e de Auckland, na Nova Zelândia, revelou os efeitos promissores desta terapia milenar.
A Dismenorreia, que na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se intitula de Tong Jing e que provavelmente conhece como cólica menstrual, afeta 50% das mulheres em idade fértil. Hélder Flor, especialista em MTC explica como este tratamento funciona. “O diagnóstico da MTC valoriza outras vertentes da menstruação, que muitas vezes a medicina convencional desvaloriza, como a quantidade de fluxo, cor, consistência, tipo de dor ou alterações emocionais. O tratamento passa muitas vezes pela regularização destas categorias e harmonização do organismo como um todo.” Portanto, se este é um transtorno que a envolve e que acaba por se tornar um obstáculo no seu dia-a-dia, esta pode ser a resposta que procurava.
A dor pode surgir como primária, sem lesões associadas, causada pelo aumento da produção de prostaglandinas pelo útero, que provocam as conhecidas contrações uterinas. Mas também como secundária, mais relacionada com alterações no sistema reprodutivo, que podem surgir como infeções, miomas uterinos ou anormalidades anatómicas.
Os resultados do estudo revelaram que mais de metade das mulheres que receberam acupuntura tiveram pelo menos 50% de redução da dor ao longo de um tratamento de três meses.
“A acupuntura pode ser direcionada para esta questão, evitando o consumo de fármacos pelos pacientes. Esta é uma terapia que demonstra resultados reduzindo a intensidade da dor menstrual a longo prazo. Mas os seus benefícios estendem-se à sua qualidade de vida, refletindo-se também na saúde, mobilidade e energia”, acrescentou o especialista.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar