As Nações Unidas lançaram uma nova campanha mundial para ajudar a promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos através de vídeos multilíngue.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas António Guterres e o artista Nuno Roque foram as primeiras figuras a gravarem os vídeos de divulgação em português no âmbito de conscientizar o público lusófono.
Os videos convidam os espectadores a apoiar a iniciativa #RightsOutLoud lançada para ajudar a divulgar, promover e proteger todos os direitos humanos. Como parte da atual campanha Stand Up For Someone’s Today, e na preparação do 70o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 2018, a ONU deseja aumentar a conscientização sobre os direitos humanos básicos, a serem atualmente violados em todo o mundo. Oradores multilingue, António Guterres escolheu ler o artigo 2 do documento histórico em português, e o artigo 7 em inglês; Nuno Roque escolheu ler o artigo 25, em português e inglês, e o artigo 19 em francês.
A campanha incentiva as pessoas em todo o mundo a assumir uma posição de embaixador para os direitos humanos usando uma nova plataforma das Nações Unidas, convidando-as a ler qualquer um dos 30 artigos da Declaração Universal na sua língua nativa. Os vídeos gravados por pessoas, públicas e anônimas, tornar-se-ão parte de uma plataforma educacional multilingue que visa aumentar a conscientização sobre estes direitos em todos os cantos do mundo. Em 2018, o projeto oferecerá uma ferramenta interativa que visa ampliar o acesso à Declaração a novos públicos, incluindo aos milhões de analfabetos e deficientes visuais. Os vídeos estarão brevemente disponíveis no site oficial da ONU.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos – um documento histórico aprovado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1948, que pela primeira vez estabeleceu direitos humanos fundamentais para todos, a serem universalmente protegidos – é o documento mais traduzido do mundo, com atualmente 502 traduções.
A campanha Stand Up For Someone’s Rights Today, dirigida pelo Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos, tem como objetivo galvanizar todos – setor privado, governos, indivíduos, sociedade civil – a desempenharem um papel ativo na defesa dos direitos humanos de todas as pessoas, num momento em que esses direitos e liberdades conquistadas enfrentam cada vez mais pressões e violações em todo o mundo.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar