São cinco jovens mulheres e têm uma banda pop. Nada de mais, não fosse o caso de serem todas portadoras de deficiência. Um exemplo que chega da Austrália e que está a surpreender e a inspirar meio mundo.
Annika, Michelle, Jackie, Aimee e Caroline, ou melhor, The Sisters of Invention, o nome com que baptizaram a sua banda, são naturais de Adelaide, na Austrália, onde têm dado muito que falar. Todas têm dificuldades de aprendizagem, revelando problemas como Cegueira, Paralisia Cerebral, Deficit Cognitivo, Síndroma de Williams e Desordem do Espectro Alcoólico Fetal. Mas também têm vozes maravilhosas!
No single de estreia destas artistas especiais, intitulado “This Isn’t Disneyland”, faz-se uma espécie de sátira aos contos de princesas da Disney. O videoclip, que pode ver acima, começa com as cinco em belas fatiotas de princesa, com brinquedos na mão, e termina com a quebra desses símbolos da infância e dos contos-de-fada típicos da Disney.
“Estamos a tentar mudar a opinião das pessoas sobre deficiência. Estamos a reinventar as regras”, salienta Michelle, de 25 anos, que tem paralisia cerebral, conforme declarações divulgadas pela BBC.
“Eu não estou nem um pouco interessado na deficiência delas”, trata de notar o produtor de música que está por trás das The Sisters of Invention, Michael Ross, citado pela mesma publicação. “O que me interessa é que comecemos a ver o mundo através de uma lente que as pessoas quase nunca vêem na cultura pop. É ouro criativo”, conclui.
As jovens conheceram-se em 2010, quando faziam parte do grupo coral de uma organização que apoia artistas com deficiências, a Tutti. Foram depois convidadas a formar a banda e agora fazem cerca de dois a três concertos por mês, sobretudo em eventos corporativos, onde servem de inspiração para os participantes.
As 10 músicas do primeiro álbum das The Sisters of Invention foram escritas pelas cinco integrantes e baseiam-se nas experiências de vida das mesmas.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar