Barbie alia-se à ESA para incentivar as crianças a serem a próxima geração de astronautas

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No âmbito do “Dream Gap”, projeto que pretende combater a desigualdade e influenciar positivamente as mulheres de amanhã, a astronauta da Agência Espacial Europeira (ESA) Samantha Cristoforetti, única mulher astronauta ativa na Europa, uniu-se à Barbie para inspirar raparigas em todo o mundo a serem aquilo que quiserem

Aviadora, engenheira e astronauta, Cristoforetti, de 42 anos, foi a primeira tripulante italiana feminina da Agência Espacial Europeia e é, atualmente, um verdadeiro modelo a seguir para todas as meninas com o desejo de enveredar por carreiras científicas.

Esta parceria surge no âmbito do “Dream Gap”, uma iniciativa cujo objetivo passa por igualar as oportunidades em todas as áreas da vida, mostrar o potencial infinito das mulheres e estimulá-las a seguirem sempre os seus sonhos, sejam eles quais forem. Diversas pesquisas detetaram que, a partir dos cinco anos, muitas raparigas começam a desenvolver inúmeras inseguranças e a duvidar do seu potencial – o chamado “Dream Gap”. Na esperança de combater esta fase desafiante de autorreconhecimento, e sublinhando o facto de apenas 15% dos astronautas ativos serem mulheres e de ainda nenhuma delas ter ido à lua, a Barbie pretende continuar a homenagear aquelas que se destacam na sua área profissional, apresentando-as como verdadeiras heroínas e modelos a seguir.

Com o 50º aniversário da aterragem do Apollo 11 na lua, vão ser lançados uma serie de vídeos motivadores, direcionados a pais e filhas, que mostram Cristoforetti a dar as boas-vindas a meninas do Reino Unido, Alemanha, França e Itália, no Centro Europeu de Astronautas, em Colónia, na Alemanha, e a responder a algumas das muitas questões que lhe lançaram sobre o seu extraordinário trabalho diário. Além disso, a Barbie brindará as crianças com diversos conteúdos sobre Cristoforetti no seu canal de Youtube, destacando as suas inúmeras conquistas da tripulante italiana.

Também em Portugal, a boneca icónica da indústria dos brinquedos tem vindo a disseminar mensagens inspiradoras junto dos mais novos, lembrando-os de que sonhar é apenas o início de um futuro brilhante. Foi precisamente com esse propósito que, no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março de 2019, trouxe até ao Centro de Ciência Viva de Lisboa a professora de Astronáutica no MIT, Dava Newman. Numa conversa informal e descontraída, estudantes entre os 12 e os 18 anos conheceram um pouco mais sobre o percurso de Newman e a importância do papel das mulheres nas ciências.

“Estamos orgulhosos por lançar esta parceria com a ESA, que possui um objetivo muito claro: inspirar as meninas a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais. A Barbie sempre mostrou a todas elas que podem ser aquilo que quiserem, dando-lhes a oportunidade de interpretar diferentes papéis, através das bonecas e dos jogos, e de enveredarem por uma multiplicidade de carreiras, incentivando a imaginação e a autoexpressão. Sabemos como é importante para as raparigas terem modelos a seguir e esta colaboração com a ESA ajuda-nos a levar essa missão a um outro nível”, declara Isabel Ferrer, Diretora de Marketing da boneca icónica.

“Contrariamente ao que acontece em ciências e na matemática, nas quais meninos e meninas geralmente alcançam classificações semelhantes, poucas são as raparigas que sonham em tornar-se cientistas, engenheiras ou profissionais do espaço. Fatores sociais e culturais, bem como a atitude das famílias nas quais as crianças se inserem, desempenham um papel importante na escolha das ciências e das profissões científicas. A Agência Espacial Europeia dedica-se fortemente a promover o interesse feminino nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e nas carreiras espaciais em particular, uma vez que precisamos de uma diversidade de talentos para imaginar e possibilitar o futuro no espaço”, conclui Ersilia Vaudo-Scarpetta, Chief Diversity Officer da ESA.

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