Especialistas apontam que a pandemia causou um maior número de cirurgias plásticas realizadas, já que as pessoas procuraram aumentar a sua auto-estima. Mas porque é que isso aconteceu? Relembre alguns famosos que se submeteram a intervenções estéticas recentemente.
A pandemia da Covid-19 mudou a forma como agimos, como nos cuidamos e até como interagimos com os outros. Para além das mudanças necessárias praticadas para que exista uma maior saúde pública, a situação pandémica cercou-nos entre as nossas quatro paredes, fazendo com que nos foquemos mais em nós mesmos.
Durante os confinamentos aplicados entre 2020 e 2021, ficámos mais tempo em casa e voltámos a prestar mais atenção a certos aspetos que talvez ficariam em segundo plano nas nossas vidas. É que olhar muitas vezes para o espelho pode fazer com que se reparem em assimetrias ou imperfeições que antes até passavam despercebidas.
Com o teletrabalho e as reuniões por Zoom, já sentiu que é difícil desviar o olhar e acaba sempre por reparar mais na sua imagem? É que não é o único. O psicólogo especialista na área cibernética Andrew Franklin – que cunhou o termo “Fatiga de Zoom” – explicou que “as pessoas tornam-se extremamente conscientes de si mesmas” quando estão em videochamada e que “existe uma maior preocupação em como os outros as veem”.
A máscara também contribui para esse foco nas feições do rosto. Quando alguém está de máscara, passa a ter mais vontade de evidenciar o olhar, já que é a única parte visível da face. Isso também provoca uma maior atenção em relação às quedas das pálpebras ou ao aparecimento de gorduras nas pálpebras superiores.
Segundo especialistas de cirurgia plástica, essas são algumas das razões que levaram a um aumento de intervenções estéticas durante a pandemia. Em entrevista ao Público, a médica cirurgiã Rita Valença Filipe confirmou essa maior procura de procedimentos estéticos e de operações plásticas na clínica onde trabalha no Porto. A médica revelou que a rinoplastia (remodelar o nariz), o lifting cervico-facial (reduzir a gordura no rosto), a blefaroplastia (intervenção nas pálpebras) e os procedimentos faciais não cirúrgicos (como a aplicação de ácido hialurónico) foram os principais pedidos efetuados durante a pandemia.
Outros fatores que podem contribuir para um aumento destas intervenções é que existe uma maior oferta de procedimentos com aspeto mais natural (como implantes mamários com resultamos mais realistas) e, como as pessoas estão em casa, os pacientes podem recuperar das operações de forma mais discreta. Em termos monetários, já existem soluções de empréstimos especializadas para estas situações através de um crédito pessoal online para saúde, o que facilita o financiamento nestes casos. Além disso, o fator online permite que os pedidos sejam feitos sem sair de casa, o que possibilita manter o distanciamento social nesta fase tão crítica.
Atualmente, são cada vez mais os famosos que admitem ter realizado algum tipo de cirurgia plástica. Como este tema tem surgido como uma forma de melhoria da auto-estima, é mais recorrente ouvirmos falar sobre isto abertamente.
Em dezembro de 2020, Marta Andrino revelou ter-se submetido a cirurgias plásticas à equipa da RFM. “Fiz uma abdominoplastia e um aumento mamário. Tive dois bebés, fiz barrigas muito grandes e fiquei com muitas estrias e excesso de pele na barriga. É uma cirurgia em que nos esbatem a pele que está a mais e fizeram-me um umbigo novo (…) exatamente no mesmo sítio”, explicou. Para a atriz, não se tratou de ter complexos com o corpo, mas sim por estar numa fase em que tinha vergonha de ir à praia. Além disso, também mencionou que a carreira profissional foi outro dos motivos para avançar com este procedimento.
Os ex-participantes do reality show Big Brother são caras conhecidas nestas andanças. Zena e André Abrantes passaram por uma rinoplastia em março de 2021 e partilharam com os seus seguidores como foi a operação. “Correu bem, não sinto dores, ainda… E as enfermeiras foram tão queridas, que, antes de eu entrar e quando estava a acordar da anestesia, fizeram com que o André e eu nos víssemos, mais uma vez, antes de ir para o bloco [operatório]. São mesmo umas fofinhas, agora, estou a aguardar pelo meu amor“, afirmou a madeirense.
No caso de Joana Diniz, a ex-concorrente revela ter vontade de voltar ao bloco operatório, pois é “daquelas pessoas que, se pudesse, uma vez por mês, fazia uma cirurgia estética, porque gosto e porque me sinto bem a fazê-las”. Num vídeo no seu Instagram, ainda aconselhou que “façam aquilo que vos faz felizes, seja uma cirurgia estética, seja ir para o ginásio, seja viajar”.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar