Se tem um carro o óleo que escolhe para o motor é de extrema importância para garantir o seu bom funcionamento e preservação
Não é à toa que os mecânicos pedem a quem tem um carro para ter atenção ao nível do óleo do motor. Este componente permite limpar, refrigerar e lubrificar o motor, garantido desta forma o bom funcionamento do seu veículo.
Escolher o óleo que é mais apropriado é uma tarefa desafiadora nos dias que correm, já que existe uma enorme variedade de tipos e inúmeros fabricantes destes lubrificantes. A pensar em si a www.Auto-doc.pt desenvolveu uma pesquisa rápida que permite saber qual a opção mais adequada a cada modelo. Contudo, é importante que tenha atenção ao tipo de óleo que pretende colocar no seu veículo. Em seguida ajudamos a clarificar as diferenças.
Óleos do motor
Em primeiro lugar, ós óleos do motor estão divididos em: minerais; sintéticos; e semi-sintéticos.
Os óleos minerais são produzidos através da refinação e limpeza do petróleo.
Os óleos sintéticos são criados através de complicadas modificações químicas, é concebido para motores modernos de elevado desempenho e carateriza-se pelo elevado grau de pureza e preço.
Os óleos de motor semi-sintéticos são uma mistura de óleos minerais e sintéticos, pelo que combinam um baixo preço com boas características. Os fabricantes de óleos para motor utilizam uma grande variedade de aditivos: detergentes, melhoradores do índice de viscosidade, modificadores da fricção, antioxidantes, inibidores de espuma e outros.
Para além disto, todos os óleos diferem em termos de viscosidade. É utilizada uma norma da SAE (Society of Automotive Engineers) para classificar as características de viscosidade dos lubrificantes a baixas e altas temperaturas. Por exemplo, 5w40 indica que o produto pode ser utilizado a uma temperatura de -35 a +40 ̊C, em que o W indica inverno (winter). Para além disto, existem normas do American Petroleum Institute (API), ACEA (Association des Constructeurs Européens d’Automobiles), Japanese Automotive Standards Organization (JASO) e International Lubricant Standardization and Approval Committee (ILSAC).
A última norma lançada pela agência ILSAC aponta a GF-5 como a que permite a maior economia de combustível, menor número de emissões poluentes e ainda maior compatibilidade com vedantes. Sendo a API para motores a gasolina – SN e para motores a diesel – CK-4.
Enquanto que uns confiam na recomendação do fabricante do carro, outros baseiam-se em análises dos clientes ou conselhos dos motoristas. Recomendamos que escolha o óleo do motor de acordo com a documentação técnica fornecida pelo fabricante do seu carro.
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