O aumento dos preços já se faz sentir em todos os sectores o que leva a que muitos portugueses comecem a perder capacidade de compra. Ainda sem previsão do mercado para uma baixa generalizada de preços, é necessário permitir aos consumidores formas de pagamento que se adaptem à atual realidade.
A forma mais tradicional de pagamento é aquela onde o pagamento ocorre com notas e moedas físicas. Com a evolução dos tempos a maneira mais prática passou a ser com recurso ao multibanco e mais recentemente através da aplicação MBway. Isto para pagamentos a pronto, pois para produtos e bens a que as famílias tenham dificuldade em aceder começou a ser muito popular a forma de pagamento através de financiamento bancário, mais conhecido como crédito.
Agora, com as taxas de juro e a inflação a atingir recordes, até a capacidade de compra de bens essenciais se começa a retrair para milhares de famílias. A nova medida do governo em implementar a taxa de iva zero nesse tipo de bens em pouco promete aliviar a carteira do portugueses, mas, a par dessa despesa, há todo um outro conjunto de despesas, por vezes inesperadas, que obrigam a fazer contas e mais contas ao orçamento.
Embora o pagamento a pronto seja a melhor forma de evitar acumular dívidas e contrair créditos, a verdade é que, quando essa opção não é possível, recorrer a outras formas de pagamento pode ajudar a aliviar as contas no final do mês e permitir a compra de um bem ou serviço em falta ou até mesmo mimar-se com umas belas férias num destino paradisíaco que a façam esquecer, por momentos, de qual era o custo da última vez que foi à padaria.
Esta realidade leva a que muitos tentem procurar soluções que lhes permitam aceder a um bem ou serviço através de pagamentos fracionados já disponível em muitas lojas.
São várias as vantagens em pagar as suas compras em pequenas prestações, das quais destacamos três:
- Facilidade no pagamento: ao recorrer a este tipo de método permite que possa comprar o que precisa e pagar posteriormente em prestações mais suaves. Imaginemos que lhe avaria a placa de cozinha de indução, o arranjo fica mais caro que uma placa nova mas a sua conta não lhe permite a compra neste momento. Ao optar pela facilidade em pagar em três ou quatro prestações pode adquirir no imediato um novo eletrodoméstico e começar a pagar no mês seguinte;
- Flexibilidade financeira: esta modalidade de pagamento permite-lhe aceder com maior facilidade à compra não só de um, mas sim de vários bens e serviços. Imaginemos que anda a poupar há vários meses para aquela prenda especial, mas agora surgiu-lhe um imprevisto e não quer mesmo ter de recorrer a esse fundo. Com esta solução de pagamento pode comprar o que precisa sem defraudar a sua poupança;
- Possibilidade de comprar produtos mais caros: uma outra vantagem incide sobre a possibilidade deste método de pagamento lhe permitir aceder a um determinado produto ou serviço mais completo, ou até mesmo de última geração, pois ao pagar de forma fracionada o valor fica diluído em prestações.
Por fim, seja com pagamentos a pronto ou fracionados, a nossa recomendação é a de que independentemente de onde pretenda gastar o seu dinheiro, lembre-se que nunca é demais gerir os ganhos e poupanças com o máximo de prudência para evitar contrair dívidas que depois não consegue liquidar.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar