A jornalista da TVI Conceição Queiroz foi vítima de comentários racistas quando estava a intervir, em directo, a partir de uma rua de Lisboa.
“Devia ir para as obras”, “é muita raça” e “você não tem jeito para isto, nasceu para outra coisa”, são algumas das palavras que uma mulher dirigiu a Conceição Queiroz enquanto ela falava, em directo, na TVI24, a partir da rua, em Lisboa.
A jornalista conseguiu manter o sangue frio, tentando afastar a mulher do ângulo da câmara com a mão e alertando-a de que estavam “a trabalhar” e “em directo”. A emissão acabou por ser cortada, passando para o estúdio da TVI24.
Conceição Queiroz já sublinhou a uma publicação que teve o “sangue frio” suficiente para lidar com a situação, agradecendo “a todos pela força” que lhe deram.
Nas redes sociais, há muitas pessoas a comentarem o episódio, sublinhando que a situação foi “nojenta”. “Ser jornalista agora é sinal de ser maltratado, pelos vistos! Muita calma teve ela, uma bofetada naquele estafermo era pouco”, escreve uma utilizadora do Twitter.
“Imaginem a cabeça fria que é preciso ter para se manter a postura em directo”, sublinha outro utilizador daquela rede social.
Também há quem note que “em 2021, ainda há, lamentavelmente, trogloditas em Portugal cujas mentes(captas) não têm evoluído desde o século XV”. “Gostemos ou não da TVI 24, a Conceição Queiroz não merecia isto”, considera mais um utilizador.
“O que aconteceu em directo com a jornalista Conceição Queiroz é ridículo, triste, revoltante. Neste nobre país à beira-mar onde o racismo não existe”, salienta-se, com ironia, noutro tweet.
Há ainda quem peça consequências para a protagonista da agressão verbal à jornalista, mas também quem destaque que acreditar nisso é “ser ingénuo”. “Indiquem uma situação de racismo que teve consequências realmente justas para o agressor? Não me lembro de nenhuma”, aponta outro utilizador do Twitter, constatando que este “é o dia a dia para nós negros”.
//SV
Sê o(a) primeiro(a) a comentar