O inverno instalou-se em Portugal, mas continuam a haver razões para pegar na mochila e partir em busca dos locais mais bonitos do país, nem que seja de luvas e cachecol. Desde cidades repletas de vida a aldeias encantadoras perdidas no tempo, a momondo, sugere sete maravilhas portuguesas para conhecer numa escapadinha de fim-de-semana nos meses mais frios do ano.
Bragança
Situada no norte do país e a poucos quilómetros de Espanha, Bragança oferece paisagens de inverno encantadoras, que dificilmente irá esquecer. Telhados pintados de branco pela neve, ruas cobertas de história e uma gastronomia de chorar por mais, prometem fazer deste um dos locais a visitar nos meses mais frios do ano. Poderá aventurar-se pelas muralhas do castelo, admirar o bonito rio Fervença e visitar inúmeras igrejas, santuários e museus que ocupam o centro da cidade.
Ponte de Lima
No Inverno, em dias de sol e muito frio, Ponte de Lima, uma das mais antigas vilas de Portugal,
torna-se num destino ainda mais cativante. A pé e acompanhado por uma máquina fotográfica, visite a famosa ponte medieval e explore as igrejas, os parques e os santuários dispersos pelo centro histórico. Se tiver oportunidade, descubra ainda os encantos dos solares do Minho, em Estorãos e Bertiandos, e a área protegida das Lagoas.
Gerês
A beleza e a imensidão da Serra do Gerês fazem deste local o destino ideal para os amantes da Natureza. No inverno, a tranquilidade faz-se sentir, desafiando a uma viagem por cenários deslumbrantes. Comece por percorrer os trilhos das serras e descontraia ao som do movimento da água dos riachos e das cascatas.
Descubra ainda um dos mais antigos santuários de Portugal e aproveite para visitar as casas de granito da aldeia de Brufe. No concelho de Montalegre poderá ainda observar a paisagem pitoresca formada por diversas casas de pedra e campos verdejantes, na aldeia de Pitões da Júnias.
Serra da Estrela
Para os amantes dos desportos de inverno há também uma sugestão: a Serra da Estrela. Com muito frio e neve, não faltará diversão nesta região do distrito da Guarda. Poderá subir a montanha de quase dois mil metros e contemplar a vista desafogada que o rodeará, ou explorar algumas localidades na região das beiras verdadeiramente deslumbrantes, como Loriga, Linhares da Beira, Poço do Inferno, Alvoco da Serra e Covão da Ametade.
Monsanto
Localizado a nordeste da Guarda fica Monsanto, uma aldeia pitoresca, com casas de granito e telhados de uma só telha. Num passeio a pé, conhecerá alguns palacetes brasonados, portais manuelinos, miradouros, penedos e igrejas repletas de história. Quando chegar ao topo do Cruzeiro de São Salvador, outro local a visitar, permita-se a perder alguns minutos a desfrutar da paisagem. Valerá a pena o frio!
Coimbra
Qualquer altura é boa para conhecer Coimbra, mas no inverno a antiga capital do país ganha outro encanto. Na cidade terá a oportunidade de descobrir universidades, mosteiros, igrejas, museus, quintas e parques lúdico-pedagógicos que vão apaixonar toda a família.
Na Baixa de Coimbra, a zona mais dinâmica da cidade, encontrará ainda lojas e restaurantes para todos os
gostos. Não sendo um dos destinos mais procurados no país, Coimbra possui uma beleza indiscutível e oferece uma panóplia de atividades, convidando a uma estadia de alguns dias.
Marvão
Deixando o norte e centro do país, já no Alentejo encontramos a pequena vila de Marvão. Situada na região da Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, esta vila a mais de 850 metros de altura foi construída em cima de uma montanha.
Com igrejas, capelas, museus, conventos e uma vista de cortar a respiração, Marvão oferece ainda diversos passeios pedestres e de bicicleta e uma gastronomia típica deliciosa.
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar