Covid-19: Os efeitos económicos devastadores no preço do petróleo

0

Numa época de pandemia, o isolamento social não foi a única consequência do Covid-19. A paralisação económica gerada pelo coronavírus causou estragos também no setor financeiro, com os preços da cotação do petróleo em queda contínua.

De acordo com a Estrategia-Bolsa, a Agência Internacional de Energia (AIE) prevê uma queda na procura mundial de petróleo de 9,3 milhões de barris por dia para o ano de 2020, com um impacto significativo na cotação do petróleo.

Efeitos do covid-19 no mercado petrolífero

O petróleo é um recurso natural com elevado destaque no mundo das matérias-primas devido à importância que tem para o mundo atual – é das principais fontes de energia e é fundamental para o setor de transportes (aéreo, marítimo e rodoviário), assim como para o setor industrial.

Explica-se, desta forma, a relevância que tem para a produção de combustível, gasolina, alcatrão e até mesmo medicamentos. No entanto, apesar de abundante, a sua exploração requer elevados custos e um nível alto de complexidade de extração e transformação.

Porém, devido às medidas restritivas resultantes do problema atual do Covid-19, a economia tem sentido alguns sinais preocupantes.

Por exemplo, a AIE Paris avisa que a redução da procura no mercado petrolífero irá provocar um consumo mundial semelhante ao de 2012, que corresponde a 90,6 milhões de barris por dia, e uma queda particularmente acentuada no mês de abril – até 29 milhões de barris por dia comparativamente ao ano passado.

Com a atual situação de saúde pública que o mundo atravessa, os preços do recurso energético afundam substancialmente e os poços de óleo de xisto estão a encerrar – isto porque os produtores fecham portas devido à falta de procura.

Isto explica-se em grande parte pelo facto de o setor dos transportes estar completamente paralisado. Devido à baixa procura, os preços do óleo de xisto baixaram nos últimos 2 meses e a AIE prevê um aumento do desemprego no setor.

Mas como se estabelece o preço do barril do petróleo?

A cotação do petróleo bruto é estabelecida em dois mercados – o NYMEX (New-York Mercantile Exchange), referente aos EUA e o ICE (Intercontinental Exchange), localizado em Londres. Esta cotação é feita a partir dos valores de referência, tais como o WTI (West Texas Intermediate), Brent (Bruto do Mar do Norte) e o Arabian Light.

Uma importante questão a ter em consideração é que o preço do petróleo é definido tendo por termo de comparação a oferta e a procura internacional, estando constantemente sujeito a oscilações repentinas.

De forma a analisar as possibilidades de negociação do valor do petróleo de forma sólida e segura, é interessante olhar para a cotação de petróleo ao vivo, através da escolha de bons gráficos financeiros, em tempo real, que lhe irão permitir avaliar a melhor opção para investir.

Se quiser saber mais informações relativas à análise da cotação do petróleo ao vivo, dicas para negociar petróleo os diversos tipos de petróleo, interpretação do valor e outros fatores que influenciam diretamente a cotação do petróleo, pode sempre visitar a plataforma Estratégia Bolsa.

O website atualiza diariamente os dados relativos ao trading de petróleo e a cotação do petróleo em tempo real, assim como muitas outras informações e notícias que lhe vão permitir ficar mais esclarecido antes de tentar negociar petróleo.

//Flagra

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também