Desenho animado polémico apela ao voto nas eleições europeias

0

Um desenho animado com sexo e violência q.b. para apelar ao voto nas eleições europeias do próximo dia 25 de Maio. Esta foi a ideia do Parlamento Dinamarquês que publicou no seu canal oficial do Youtube e na sua página do Facebook a saga do “Voteman”, mas que prontamente a retirou de circulação depois das muitas críticas que surgiram.

Só que, nessa altura, já o vídeo se tinha tornado viral e já tinha sido partilhado efusivamente pelas redes sociais.

Conforme se pode confirmar no vídeo reproduzido acima, a trama gira em torno de um anti-herói violento de nome “Voteman” que obriga os mais jovens a votarem.

O Parlamento Dinamarquês pretendia passar a ideia de que a União Europeia toma decisões importantes que afectam a vida de cada um em todas as áreas, desde a agricultura até à quantidade de canela que se coloca nos bolos, vincando assim como é fundamental votar. Contudo, a forma como o fez gerou muitas críticas, particularmente pelo teor sexual e pelo grau de violência expostos no desenho animado.

Muitas pessoas, cujas opiniões respeito profundamente, interpretaram o desenho animado do Centro de Informação da União Europeia como mais sério e ofensivo do que se pretendia“, assumiu um porta-voz do Parlamento Dinamarquês, Morgens Lykketoft, depois da retirada do vídeo dos canais oficiais da entidade.

Esta medida drástica do Parlamento Dinamarquês não soará tão estranha se tivermos em conta que nas eleições europeias de 2009 a abstenção no país foi de quase 60 por cento.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também