Hoje dia 30 de maio, Portugal veste-se de laranja para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM).
A campanha “Alerta Laranja – Juntos Vencemos a Esclerose Múltipla” é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), que conta com o apoio da Merck, e tem por objetivo despertar a opinião pública para a importância de apoiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença.
“O Alerta Laranja é uma campanha que pretende, de uma forma positiva, criar um momento público para se falar de esclerose múltipla e a necessidade da sociedade contribuir para que as pessoas afetadas, maioritariamente jovens em idade ativa, possam fazer face à doença e continuar as suas vidas com as mesmas oportunidades”, explica Susana Protásio, vice-presidente da SPEM. “Por outro lado, também queremos deixar uma mensagem de esperança às pessoas que são agora diagnosticadas com EM, pois dada a evolução dos tratamentos ao longo dos últimos 20 anos, o prognóstico destes doentes mudou substancialmente. A história natural da esclerose múltipla está a mudar. Esperança e qualidade de vida serão, de hoje em diante, palavras associadas ao tratamento e gestão do doente com Esclerose Múltipla”, acrescenta.
Uma onda laranja vai invadir Portugal: fachadas de edifícios e monumentos emblemáticos como o Cristo Rei, o Templo de Diana ou o Castelo dos Mouros vão ser iluminadas da cor laranja, a cor da esclerose múltipla. Nas redes sociais, digital Influencers vão vestir-se de laranja e convidar os seus seguidores a apoiar esta causa e a entrar no desafio. Por cada foto partilhada com uma peça de roupa laranja e o hashtag da campanha #EMalertalaranja, 1 euro será doado às associações de doentes com esclerose múltipla.
Ainda ao longo do dia, algumas das principais praças da cidade de Lisboa vão receber iniciativas de sensibilização e animação.
O “Alerta Laranja – Juntos Vencemos a Esclerose Múltipla” é uma campanha que pretende transformar-se num movimento civil de apoio às pessoas afetadas pela esclerose múltipla, integrando assim a campanha mundial lançada pela Federação Internacional da Esclerose Múltipla: “Bringing Us Closer”. Tem por base uma imagem criada por um jovem street artist porque esta é uma doença normalmente diagnosticada entre os 20 e os 40 anos. Em Portugal, a EM afeta cerca de 8.000 pessoas, sendo duas vezes mais prevalente nas mulheres do que nos homens. Entre os sintomas mais comuns estão a fadiga, distúrbios de equilíbrio, dificuldades cognitivas e fraqueza muscular, sendo que 65% dos doentes refere algum nível de incapacitação.
O tema deste ano escolhido pela Federação Internacional da Esclerose Múltipla – #bringinguscloser – pretende celebrar o contributo das múltiplas vertentes da investigação para atingirmos a meta de acabar de vez com a EM.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar