O maior eclipse lunar do século XXI vai acontecer na noite de 27 de julho, coincidindo com uma passagem do planeta Marte a apenas 57 milhões de quilómetros da Terra.
Para que não se perca pitada desta dança astrofísica, o Museu da Quinta de Santiago e a Associação de Física da Universidade de Aveiro vão, nessa noite, proporcionar uma sessão gratuita de observação do fenómeno, com início previsto para as 21h22.
Tal como sucede noutras ocasiões, a Lua vai atravessar o cone de sombra criado pela Terra durante quase quatro horas, criando um eclipse lunar de grande impacto e já considerado o maior deste século: a Lua vai ainda adquirir um tom avermelhado, produzido pela reflexão da luz do Sol na atmosfera terrestre.
Nessa mesma noite, o planeta Marte estará muito próximo da Terra, sendo também particularmente visível. Passará no firmamento a uma distância de 57 milhões de quilómetros, muito próximo da distância mínima verificável entre os dois astros (54.6 milhões de quilómetros). No seu ponto mais distante, Marte chega a ficar a 401 milhões de quilómetros de distância.
A observação destes belos e inusuais fenómenos nos jardins da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, vai ser orientada por José Augusto Matos, divulgador e formador na área da astronomia, que há mais de 20 anos se dedica à divulgação científica. Este evento totalmente dedicado ao céu terá uma duração de 1h43m. Basta comparecer e mergulhar de cabeça na infinita profundidade do firmamento.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar