Elásticos usados para fazer pulseiras retirados das lojas por receio de cancro

Facebook

A febre das pulseiras de elásticos é a mais nova tendência entre crianças de todo o mundo, mas a loucura global poderá ser seriamente afectada depois de terem sido descobertos produtos cancerígenos nos acessórios utilizados para as fazer. Foi no Reino Unido, onde a maior loja de venda a retalho de brinquedos foi forçada a retirar os famosos elásticos das prateleiras.

A The Entertainer, que tem mais de 92 lojas espalhadas por todo o Reino Unido, foi obrigada a retirar de venda estes elásticos, depois de neles terem sido detectados níveis excessivos de um produto químico que provoca cancro.

Testes levados a cabo pelo programa de televisão da BBC “Midlands Today” revelaram que um dos elásticos tinha 40 por cento de ftalatos quando as leis da União Europeia permitem, como limite máximo legal, a presença de apenas 0,1 por cento deste produto químico.

Os ftalatos são usados para tornar os plásticos mais seguros e mais flexíveis, mas, são também conhecidos como produtos cancerígenos e o seu uso é altamente controlado e restingido.

A organização independente Birmingham Assay Office, que testa acessórios de moda e jóias no Reino Unido, também encontrou ftalatos nestes elásticos e um elemento da entidade, citado pelo jornal inglês The Independent, deixa o seguinte alerta aos consumidores:

Os ftalatos entram no nosso sistema por via da sucção e, obviamente, um elástico pendurado numa pulseira é um ítem de muito alto risco, algo que é muito provável que se sugue enquanto se brinca com ele.

A The Entertainer, que garante que a sua prioridade é “a segurança das crianças” e que está já a investigar o caso, mantém os famigerados elásticos à venda no seu site com um alerta de que estes cumprem todas as normas de segurança da União Europeia.

Os elásticos vendidos nesta loja de brinquedos britânica são fabricados pela RMS International que tem unidades de produção em Manchester (Reino Unido), na Holanda, em Miami (EUA) e em Hong Kong e Shanghai (China). Esta empresa fornece a ToysRUs e a Primark que têm lojas em Portugal.

Artigos Relacionados

10 comentários

  1. Joana 5 Setembro, 2014 at 01:48 Responder

    Obrigada por me avisar mas tenho 2 pulseiras que tem esse produto químico o que eu faco com elas não tenho ideia.me respondam rápido estou com medo de pegar alguma coisa através dessas pulseiras

    • Susana Valente 7 Setembro, 2014 at 10:34 Responder

      Caro Tiago, os acessórios usados na elaboração das pulseiras de elásticos são exclusivamente, na maioria dos casos, elásticos, embora algumas possam incluir outras aplicações. E, neste caso, o que está em causa são de facto os elásticos por conterem ftalatos em uso considerado abusivo e perigoso.

  2. bianca umberto 23 Setembro, 2014 at 20:48 Responder

    o cancer dessas pusseiras pega em quantos dias ? por favor respondam rapido pq minha melhor amiga entrou nessa “modinha” e esta usando a 6 dias e eu nao quero perde-la

  3. Maria 29 Setembro, 2014 at 08:09 Responder

    Só acho inacreditável que só depois de estas pulseiras se tornarem virais pelo mundo é que se vem dizer que provocam cancer!!!!

    Como é que se vai dizer agora ás crianças que já não podem fazer mais pulseiras? E os videojogos, também não provocam depressões, cegueiras, etc???

  4. rebeca 13 Dezembro, 2014 at 21:13 Responder

    poxa eu tenho essa pulseira e achei muito bom saber disto as meninas da escola fala que ta dando doença e ressorvir saber pra ver se e verdade ..

Post a new comment

Veja também