Emma Watson fez um poderoso discurso em prol da igualdade de género, como Embaixadora da Boa Vontade da ONU, e está a inspirar pessoas por todo o mundo. Mas, ao mesmo tempo, originou um movimento de revolta, nomeadamente entre os “hackers” do site que divulgou imagens de várias celebridades nuas, que prometem agora fazer o mesmo à actriz de “Harry Potter”.
“É real e vai acontecer neste fim-de-semana. Aquela cabra feminista Emma vai mostrar ao mundo que é tão p*** como qualquer outra mulher“, eis uma das ameaças feitas por um utilizador do site 4chan, onde foram primeiramente divulgadas imagens íntimas de Jennifer Lawrence, Rihanna, Scarlett Johansson, entre outras.
Caso das fotos de celebridades nuas será culpa de hackers coleccionadores
Houve alguém que se deu mesmo ao trabalho de criar um site que está em contagem decrescente para a suposta divulgação das fotos de Emma Watson nua. O EmmaYouAreNext.com (“Emma és a próxima”) é ilustrado com uma foto da actriz a limpar uma lágrima.
Entretanto, no rescaldo do discurso da actriz de 24 anos, surgiu no Twitter a tendência #RIPEmmaWatson, com várias notícias falsas anunciando a sua pretensa morte.
São reflexos das palavras fortes utilizadas pela Embaixadora da Boa Vontade da ONU que discursou no lançamento da campanha He For She (Ele Por Ela, na tradução literal), um Movimento das Nações Unidas pela Igualdade de Género. Ora atente em alguns dos extractos do discurso de Emma Watson…
“Decidi que era feminista e isso pareceu-me pouco complicado… Aparentemente, estou entre as filas de mulheres cujas expressões são vistas como demasiado fortes, demasiado agressivas, isoladoras, anti-homens e pouco atraentes.”
“Sou Britânica e penso que é certo que, como mulher, seja paga em igualdade com os meus colegas masculinos. Penso que é certo que eu possa tomar decisões sobre o meu próprio corpo. Penso que é certo que as mulheres se envolvam, em meu nome, nas políticas e tomadas de decisão do meu país. Penso que é certo que, socialmente, eu mereça o mesmo respeito que os homens. Mas, tristemente, não há nenhum país no mundo onde todas as mulheres possam esperar ter estes direitos. Nenhum país do mundo pode ainda dizer que alcançou a igualdade de género.”
“Quanto mais falo sobre feminismo, mais percebo que lutar pelos direitos das mulheres tornou-se, demasiadas vezes, sinónimo de “ódio ao homem”. […] Para registo, o feminismo, por definição, é a crença de que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e oportunidades. É a teoria da igualdade dos sexos na política, na economia e na sociedade.“
Sê o(a) primeiro(a) a comentar