Ensine o seu filho a pensar antes de agir

0

Saber controlar os impulsos, resolver problemas, gravar informações são aprendizagens que têm início na Primeira Infância e que constituem um conjunto de habilidades importantes para uma vida mais saudável.

Essas habilidades são denominadas de funções executivas. Embora não nasça com elas, a criança tem o potencial de as desenvolver. Tudo vai depender das experiências vivenciadas na Primeira Infância.

Conhece a prática do “pensar antes de agir”? Basicamente é isso que as crianças precisam de aprender para se tornarem jovens e adultos mais seguros e autónomos.

As funções executivas são compostas por três categorias:
• Autocontrole – ajuda a controlar a impulsividade e a manter o foco;
• Memória – retenção de informação e estabelecimento das devidas conexões;
• Flexibilidade cognitiva – uso da criatividade e a imaginação na resolução de problemas.

Para ajudar a criança a desenvolver tais habilidades é preciso que os pais, cuidadores e profissionais da Saúde e Educação adotem algumas regras. Um exemplo simples é ser paciente com as naturais rebeldias infantis, usando métodos mais afetivos de disciplina, como o diálogo.

Também é importante incentivar as crianças a se envolverem em brincadeiras de faz de conta com outras pessoas, assumindo papéis e adaptando-se à “história” conforme ela se vai desenvolvendo.

Mas na hora de estimular os mais pequenos há muito mais que pode e deve fazer. Por isso mesmo, deixamos-lhe o link  de um documento bastante completo com orientações práticas e didáticas pensadas para a Primeira Infância.

Confira o vídeo abaixo, produzido pela Universidade de Harvard e pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), que ajuda a perceber melhor esta temática.

Fonte: EBC

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também

Maro vence Prémio José Afonso 2024

O álbum “hortelã”, da cantora MARO, é o vencedor do Prémio José Afonso 2024 A escolha de “hortelã” como álbum vencedor do PJA 2024 deveu-se ...