Saber controlar os impulsos, resolver problemas, gravar informações são aprendizagens que têm início na Primeira Infância e que constituem um conjunto de habilidades importantes para uma vida mais saudável.
Essas habilidades são denominadas de funções executivas. Embora não nasça com elas, a criança tem o potencial de as desenvolver. Tudo vai depender das experiências vivenciadas na Primeira Infância.
Conhece a prática do “pensar antes de agir”? Basicamente é isso que as crianças precisam de aprender para se tornarem jovens e adultos mais seguros e autónomos.
As funções executivas são compostas por três categorias:
• Autocontrole – ajuda a controlar a impulsividade e a manter o foco;
• Memória – retenção de informação e estabelecimento das devidas conexões;
• Flexibilidade cognitiva – uso da criatividade e a imaginação na resolução de problemas.
Para ajudar a criança a desenvolver tais habilidades é preciso que os pais, cuidadores e profissionais da Saúde e Educação adotem algumas regras. Um exemplo simples é ser paciente com as naturais rebeldias infantis, usando métodos mais afetivos de disciplina, como o diálogo.
Também é importante incentivar as crianças a se envolverem em brincadeiras de faz de conta com outras pessoas, assumindo papéis e adaptando-se à “história” conforme ela se vai desenvolvendo.
Mas na hora de estimular os mais pequenos há muito mais que pode e deve fazer. Por isso mesmo, deixamos-lhe o link de um documento bastante completo com orientações práticas e didáticas pensadas para a Primeira Infância.
Confira o vídeo abaixo, produzido pela Universidade de Harvard e pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), que ajuda a perceber melhor esta temática.
Fonte: EBC
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