Estudiosos da temática da sexualidade apuraram quanto sexo é preciso fazer por semana para se ser feliz – e o número é surpreendente!
A resposta à pergunta quantas vezes deveríamos fazer sexo, por semana, para sermos felizes pode ser muito ambígua. Mas estudiosos da área da sexualidade conseguiram concluir que a frequência geral com que os seres humanos mantêm relações sexuais baixou nos últimos anos. E, assim, também as expectativas nesse sentido desceram.
De acordo com resultados do Inquérito Nacional Britânico de Comportamentos Sexuais e Estilos de Vida, a frequência da prática sexual diminuiu em todo o mundo, provavelmente devido “ao ritmo stressante da vida moderna”, como avançaram os especialistas.
Seja culpa do stress, do Tinder ou da Netflix, o certo é que também o barómetro que mede a felicidade relacionada com o sexo também se alterou. E desta forma, de acordo com o terapeuta sexual Peter Kanaris, actualmente, fazer sexo “um dia, uma vez por semana”, é o bastante para se ser feliz.
Mas tudo depende também da idade. “As pessoas de entre 40 e 50 anos conseguem praticá-lo uma vez por semana, enquanto os jovens menores de 30 o fazem umas duas vezes”, considera ainda Kanaris.
O terapeuta sexual lembra, contudo, que os casais não devem sentir “obcecados” com médias. “O importante é que ambos se sintam satisfeitos sexualmente, esse deve ser o objectivo”, aponta também.
O estudo citado acima também “culpava” os medicamentos, designadamente anti-depressivos e ansiolíticos, pela menor regularidade da prática sexual, realçando que podem “inibir a líbido”.
A tecnologia também é apontada como outro factor. “Se te pões a olhar o telemóvel quando estás com o teu parceiro, isso fará com que as vossas interacções percam valor, o que poderá traduzir-se numa pior experiência sexual”, realçam os investigadores.
//SV
Sê o(a) primeiro(a) a comentar