Estudo revela que sucesso feminino afecta auto-estima dos homens

0
Homem triste no parque

Quando se está numa relação, parte-se do pressuposto que ambas as partes fiquem felizes quando o parceiro é bem sucedido. No entanto, a realidade pode ser um pouco diferente, uma vez que um estudo norte-americano revelou que o sucesso da mulher poderá afectar negativamente a auto-estima do seu parceiro.

Segundo o Medical News Today, o estudo consistiu numa série de experiências para perceber qual a relação entre os relacionamentos românticos e a auto-estima do parceiro.

Numa primeira experiência, 32 casais da Universidade de Virginia participaram num teste de “resolução de problemas e inteligência”. Os investigadores disseram a cada parceiro que o outro tinha ficado ora entre os 12% melhores, ora entre os 12% piores. Perante a questão sobre como se sentiam por o seu parceiro ter pontuado mais, a auto-estima explícita dos intervenientes não se revelou afectada.

Contudo, de seguida os participantes foram submetidos a um teste que determinou a sua auto-estima implícita, ou seja, determinou como eles, no seu subconsciente, se sentiam com o facto do parceiro ter pontuado mais.

Esse teste, feito por computador, consiste na análise da velocidade com que cada um associa boas e más palavras a si mesmos. Dizem os investigadores que um participante com auto-estima implícita deverá, ao ver a palavra “eu” no ecrã, associa-la à palavra “excelente” em vez de “mau”.

Os resultados mostraram que os homens que acreditaram que a sua parceira se encontrava no grupo dos 12% melhores tinham uma auto-estima implícita mais baixa, quando comparada com a dos homens que acreditaram que a sua parceira se encontrava nos 12% piores. Todavia, a auto-estima implícita das mulheres não foi afectada.

Segundo Kate Ratliff, directora do estudo:

Faz sentido que um homem se possa sentir ameaçado se a sua namorada o superar em algo que eles estão a fazer juntos, como por exemplo perder peso. Mas este estudo encontrou evidências que os homens interpretam automaticamente o sucesso da parceira como uma falha pessoal, mesmo que eles não estejam em competição directa.

Outra duas experiências foram feitas on-line, e contaram com 657 participantes, dos quais 284 eram homens. Na primeira, foi pedido para identificarem uma altura em que o parceiro tenha tido sucesso ou falhado, independentemente da situação. Na outra experiência foi-lhes feito o mesmo pedido, mas desta vez limitado a situações em que eles próprios também tivessem tido sucesso ou falhado.

Ambas as experiências revelaram que, fosse qual fosse a situação na qual o parceiro teve sucesso, os homens, no seu subconsciente, sentiram-se piores acerca deles próprios. A sua auto-estima ficou ainda mais baixa quando recordaram alturas em que a parceira sucedeu em algo que eles falharam.

Dica Flagra: se é uma mulher bem sucedida, esteja atenta à auto-estima do seu mais que tudo.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também