“Eu sei onde o teu gato vive” persegue gatos para assustar os donos

1
iknowwhereyourcatlives.com

Se é daqueles que partilha com voracidade, e sem grandes filtros, fotografias do gato que tem aí por casa, vai passar a pensar duas vezes antes de o voltar a fazer, depois de ler este artigo e de ficar a conhecer “Eu sei onde o teu gato vive”.

Trata-se de um site, no original em Inglês I Know Where Your Cat Lives, que é uma espécie de “app” que persegue os gatos que são partilhados pelos seus donos nas Redes Sociais, mostrando-os num mapa, com a localização exacta do local onde a foto foi tirada, incluindo a rua.

Gato vira Dj ao som de Bob Marley

Talvez queira apressar-se a verificar se o seu querido felino também aparece entre os mais de um milhão de gatos que surgem actualmente no mapa de todo o mundo.

E se já está devidamente assustado, talvez fique ainda mais depois de perceber que o projecto não viola quaisquer regras ou leis, limitando-se a utilizar as informações públicas disponibilizadas pelos próprio autores das fotografias, nomeadamente as coordenadas geográficas dos smartphones que utilizaram, em sites como o Instagram ou o Flickr.

Criança atacada ferozmente por cão, é salva por gata

Uma ideia de Owen Mundy, um professor de arte na Universidade Estadual da Flórida, que se lembrou de colocar em evidência a discussão da privacidade na Internet, depois de ter percebido que o Instagram criava e partilhava com o mundo um mapa de cada fotografia que ele tinha publicado da sua filha, naquela rede social.

Confessando que ficou assustado, Owen Mundy constata como é fácil alguém descobrir onde outro vive, através das informações que se partilham com as imagens publicadas online. Assim, pretende que o seu site seja um alerta sério para a realidade, frisando em particular o descuido que muitos têm, não apagando a metadata que acompanha as fotos, antes de as publicarem.

Spas de luxo para cães e gatos obesos são a nova moda

Este projecto explora dois usos da Internet: a sociável e bem humorada apreciação dos felinos domésticos e o status quo do uso de dados pessoais por parte de startups e de mega-corporações internacionais que estão a cavalgar a onda do decréscimo da privacidade para todos nós“, salienta Owen Mundy no site Kickstarter, plataforma de “crowdfunding”, onde espera conseguir angariar 2,500 dólares para continuar a pagar o alojamento do site.

Importa notar que as imagens que aparecem no site são todas anónimas e não é possível ligá-las a nenhuma rede social em concreto, mas alguns dos donos dos gatos que aparecem já pediram para as fotos serem retiradas do mapa. Por outro lado, outros utilizadores pediram para acrescentar o seu gato, conforme revela o autor do projecto.

Artigos Relacionados

1 comentários

Post a new comment

Veja também