O verão acabou, mas isso não significa que as viagens também tenham que terminar. As micro-férias, escapadinhas de fim de semana ou fins de semana prolongados, foram as opções de férias mais populares em 2020 e a tendência é que esta forma de turismo se mantenha durante os próximos tempos.
As deslocações de curta duração acabaram de igual forma por incentivar a prática do slow travel: um estilo de viagem “sem pressas” que acabou por ser outra grande tendência para os viajantes de todo mundo, principalmente devido à pandemia do Covid-19. Esta modalidade de viagem é a opção ideal para uma road trip numa autocaravana, garantindo deste modo liberdade, flexibilidade e, acima de tudo, segurança.
Com a diminuição das temperaturas, esta é a altura ideal para explorar e (re)descobrir a regiãoNorte de Portugal. História, cultura, gastronomia e natureza são as palavras-chave do roteiro sugerido pela Indie Campers. O itinerário tem início no Porto e é ideal para todos aqueles que se queiram fazer à estrada para uma escapadinha pelo Norte do país e explorar os destinos sugeridos, através de uma nova perspectiva.
Vila do Conde
Esta rota pelo norte do país começa nesta pequena Vila que está localizada a aproximadamente 30 kms do Porto. Para além do mar, Vila do Conde é também banhada pelo rio Ave. Assim, é também uma vila piscatória, com um importante papel na história da seca do bacalhau. Para além das charmosas construções e dos tão bem cuidados parques, o Mosteiro de Santa Clara é uma das principais atrações. Se o objetivo for o contacto com a natureza, a cidade oferece uma ciclovia, que interliga a zona do rio com a zona do mar e, ainda, com a cidade vizinha. Os viajantes poderão ainda aventurar-se e esticar as pernas numa caminhada pelo passadiço de madeira, que está localizado junto ao mar e possui aproximadamente 9 kms de extensão.
Barcelos
Destino famoso principalmente pela sua produção de cerâmica, o município de Barcelos é ideal para os apaixonados por arte. No Museu da Olaria e no Centro de Artesanato de Barcelos, existem regularmente exposições de artistas locais, onde a arte minhota poderá ser apreciada. É também na cidade de Barcelos que decorre a maior feira de artesanato do país, no Largo da Feira.
Viana do Castelo
Sinônimo de história e de cultura, esta cidade merece igualmente uma visita. Seja para uma caminhada no centro histórico ou para um passeio junto ao mar ou ao rio, este é o destino ideal para escapadinhas em família. O navio Gil Eanes, o Museu do Traje e o Santuário de Santa Luzia, são algumas das grandes atrações em Viana do Castelo. Para o lanche da tarde, a pastelaria Manuel Natário produz, às 16h, as conhecidas fornadas de bolas berlim, consideradas por muitos as melhores de Portugal.
Ponte de Lima
Seja em família ou a dois, Ponte de Lima é um destino a não perder. Esta que é a vila mais antiga de Portugal, tem muito para oferecer. Desde passear pela Ecovia do Lima, com dezenas de quilómetros de extensão, até atravessar a Ponte Velha (a ponte Medieval sobre o rio Lima), a paisagem é sempre de tirar o fôlego. Esta vila histórica deverá ser visitada sem pressa, de modo a apreciar cada um dos seus únicos detalhes e características.
Mosteiro de São Martinho de Tibães
A próxima paragem desta road trip não é propriamente uma localidade, mas sim uma atração “must-visit” em Braga. Datada entre o final do século X e início do século XI, esta é uma das construções mais antigas da cidade. Um mosteiro pouco conhecido, onde a sua história, o próprio edifício e os seu jardins são motivos suficientes para realizar uma visita.
Guimarães
Antes de voltar para o Porto, Guimarães também merece um lugar no roteiro, mesmo para aqueles que já visitaram a cidade anteriormente. Com uma beleza única, o centro histórico é considerado património cultural da UNESCO. O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança são as principais atrações a visitar. Para os mais gulosos, a principal atração em termos gastronómicos são os doces típicos locais.
//AR
Sê o(a) primeiro(a) a comentar