A jornalista Fernanda Câncio é alvo de muitas críticas pelos comentários que escreveu no seu perfil do Twitter durante o programa da RTP1 “Prós e Contras”. A ex-namorada de José Sócrates foi uma das convidadas do programa dedicado às praxes e não largou o telemóvel durante toda a emissão.
Fernanda Câncio, que se apresentou como anti-praxe na emissão realizada em torno desta prática generalizada nas Universidades portuguesas, escreveu no Twitter diversos comentários críticos relativamente aos outros intervenientes no programa conduzido por Fátima Campos Ferreira. Pode ver alguns desses “posts” na imagem que se segue…
A referência que Fernanda Câncio neste último “tweet” que aparece na imagem reporta-se a uma estudante da Universidade de Faro, Filipa Silva, que falou da existência de praxes no jornalismo, onde os repórteres mais velhos obrigarão alegadamente os “caloiros” da profissão a beberem absinto. Veja essa intervenção no vídeo que se segue…
A polémica em torno da atitude da jornalista é tal que já há inclusive uma petição pública que apela a um “pedido de desculpas de Fernanda Câncio aos portugueses”.
“Se a liberdade de opinião não é respeitada por esta senhora jornalista, nós, portugueses, vimos por este meio exigir que a Dra. Fernanda Câncio faça um pedido de desculpas aos visados e a todos os portugueses podendo para o efeito usar o Twitter”, escrevem os autores desta petição que alegam ainda que, “tal como na praxe, a hierarquia e neste caso, a posição de destaque não deve ser usada como forma de agredir verbalmente quem pensa de maneira diferente”.
Até ao momento da redacção deste artigo, tinham assinado a petição 164 pessoas.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar