Foto de mulher menstruada causa polémica no Instagram

0

A menstruação é um processo absolutamente natural e universal, para todas as mulheres do mundo, mas a sua existência parece ser um problema para muita gente. É o que se depreende do episódio que levou a rede social Instagram a apagar uma fotografia com uma mulher menstruada.

Tudo começou quando a indiana Rupi Kaur publicou a foto aqui reproduzida, com uma mulher deitada na cama, com duas pequenas manchas de sangue, sinalizando a menstruação. Uma imagem que faz parte do projecto fotográfico “Period” [ou Período em Português], que Rupi Kaur e a irmã Prabh Kaur encetaram com o intuito de consciencializar para este “processo natural” e de alertar para o facto de ser ainda um tabu para a “maioria das pessoas, sociedades e comunidades”.

A imagem foi então apagada pela equipa do Instagram. Rupi Kaur publicou-a uma segunda vez, mas foi novamente censurada e retirada do site.

Esta postura levou a jovem indiana a denunciar o caso no Facebook, obtendo um número crescendo de Likes e de partilhas.

“Não me vou desculpar por não alimentar o ego e o orgulho de uma sociedade misógina que aceita o meu corpo em roupa interior, mas fica desconfortável com uma pequena perda de sangue”, escreveu também Rupi Kaur.

Após a repercussão do caso, com vários jornais a relatarem a história, o Instagram repôs a foto da polémica e pediu desculpas.

“Quando a nossa equipa processa denúncias de outros membros da comunidade do Instagram, ocasionalmente cometemos um erro. Neste caso, removemos erradamente conteúdo e trabalhamos para rectificar o erro logo que fomos notificados. Pedimos desculpa por qualquer inconveniente”, destaca a nota do Instagram divulgada pelo site Motherboard.

Rupi Kaur tratou de agradecer à corrente de pessoas que se associou à sua revolta, destacando a “magia em acção” que isso constituiu.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também