A página do Facebook do jornal norte-americano Wall Street Journal foi alvo de um ataque de piratas informáticos. Um ou mais hackers tomaram conta do site, por cerca de 30 minutos, e tentaram criar o rumor de que o avião do presidente dos EUA, o famoso Air Force One, se teria despenhado no espaço aéreo russo.
Uma tentativa que surge numa altura em que o mundo ainda não recuperou do choque do incidente com o voo MH17 da Malasia Airlines, que foi abatido por um míssil em pleno espaço aéreo ucraniano, perto da fronteira com a Rússia.
Último “post” de vítima da queda do avião da Malásia torna-se viral
A primeira mensagem publicada pelos hackers, no domingo, adiantava, a título de Última Hora, que havia o receio de que o Air Force One se teria despenhado, depois de o controlador de tráfego aéreo ter perdido o contacto com o piloto, quando o avião sobrevoava o espaço áereo russo.
A mensagem foi partilhada por mais de 300 utilizadores e, logo de seguida, surgiu outro falso anúncio dos hackers frisando que o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, iria falar à nação dentro de 15 minutos.
Passados cerca de 20 minutos, o Wall Street Journal assumiu ter sido pirateado e frisou que estava a averiguar o incidente.
As publicações dos hackers foram apagadas, mas já tinham sido copiadas por vários utilizadores e dado origem a uma onda de piadas e de críticas.
Menina de 9 anos cria rede social e consegue impressionar hackers
Mas há, por exemplo, quem tenha admitido ter sofrido “um ataque de pânico“, outros salientam que procuraram fontes adicionais, para confirmar a informação. E há quem questione “como é que sabemos se a página não está comprometida agora e se as coisas anteriores eram reais?”
No lado mais jocoso da história, há quem diga que era tempo de Harrison Ford vir salvar o mundo. Outros frisam que o Wall Street Journal deveria ter mais cuidado com a escolha da password. “Não deveriam ter usado “newyorktimes” como password“, atira um utilizador. “Mudem a vossa password de “password” para algo mais inteligente como “123456””, aponta outro na mesma onda de graça e provocação.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar