Numa análise com diversos países europeus, os portugueses são os segundos a referir que falam fluentemente outras línguas
Na sua análise pelas tendências de viagens em família, o Observatório realizado pela Vrbo procurou descobrir que idiomas falam os portugueses.
Grande parte dos pais inquiridos nacionais (77%) afirmam que são fluentes num idioma estrangeiro ou conseguem falá-lo relativamente bem. Enquanto que 19% dizem saber dizer só algumas expressões, e apenas 3% admitem que só sabem falar português.
O inglês é o segundo idioma mais comum para os portugueses, tendo sido escolhido por 91% dos inquiridos. Seguem-se o espanhol (52%) e o francês (39%).
Sobre a importância que os pais portugueses acordam à aprendizagem dos idiomas estrangeiros falados pelos filhos : 72% consideram que facilita a comunicação com pessoas de outros países, e 55% afirmam que os aproxima de outras nacionalidades. Mas 54% dos portugueses acreditam que esta aprendizagem pode facilitar oportunidades de emprego futuras.
Apenas 1% não vê qualquer vantagem, porque não viaja o suficiente (42%) ou porque apenas precisa de comunicar em português (39%). Já 6% confessam que simplesmente não querem.
À frente dos portugueses, só os suecos – mais de 80% afirmam ser fluentes noutros idiomas ou, pelo menos, que os falam relativamente bem. Os alemães, os austríacos e os holandeses também estão acima dos 70%.
Nos restantes países europeus, também o inglês é o segundo idioma mais falado (80%), seguido pelo francês (28%), o espanhol (25%) e o alemão (20%).
//Flagra
Sê o(a) primeiro(a) a comentar