Isabel Stilwell e Eduardo Sá defendem Danone e criticam geração que não valoriza iogurtes

0
Oddbodz / wikimedia

A polémica dos estágios pagos com iogurtes na Danone chega agora a um outro nível, fruto das duras críticas feitas pela jornalista Isabel Stilwell e pelo psicólogo Eduardo Sá. Críticas tecidas não à empresa, mas aos jovens universitários que apelidam de ingratos no programa “Dias do Avesso” que dividem na Rádio Antena 1.

Na emissão de 20 de Março do programa radiofónico, os dois profissionais comentam o caso dos estágios curriculares pagos com iogurtes, na fábrica da Danone em Castelo Branco, que foi alvo de uma peça no Telejornal da RTP1, no passado domingo, e que motivou uma onda de protesto nas redes sociais.

Ambos criticam a própria reportagem em si, considerando que não apresenta qualquer valor notícia, e Isabel Stilwell chega mesmo a lamentar que a peça tem “para aí 10 minutos” quando teve pouco mais de dois. Mais incisivos são, contudo, relativamente aos jovens que abraçam estes estágios profissionais, no âmbito da conclusão dos seus cursos universitários.

“Geração muito mal educada para os valores da humildade”

“Iogurtes não têm valor para eles porque toda a vida comeram iogurtes“, diz a jornalista, considerando que esta geração “vai ter um problema porque partiu de um nível de vida já muito alto que eles consideram absolutamente natural e básico“.

Eduardo Sá, por seu turno, fala de uma atitude “arrogante e altiva” e constata que “esta geração, por culpa dos pais sobretudo, foi muito mal educada para os valores da humildade“. O psicólogo entende que estes jovens deveriam “estar gratos por terem uma oportunidade de aprendizagem” e por poderem “lidar com desafios profissionais que noutras circunstâncias nunca teriam“.

Os pais e a escola ainda não os puseram no lugar

Manifestando-se “muito preocupado” com a forma como este caso originou tanta revolta, Eduardo Sá entende que se trata de uma geração que “imagina ter um valor facial muito mais significativo do que aquilo que de facto vale“. E notando que avaliam “um acto generoso como uma gorjeta“, o psicólogo atira ainda que “os pais e a escola ainda não os puseram no lugar“. “Os meninos não precisam de esfolar os joelhos para aprender, não precisam de transpirar as camisolas para aprender, tudo lhes é devido“, acrescenta.

Isabel Stilwell adiciona, por seu turno, que as empresas que oferecem estes estágios têm “imenso trabalho” na sua preparação.

Pode ouvir a conversa entre Isabel Stilwell e Eduardo Sá na íntegra aqui.

De seguida fique com a reportagem exibida pela RTP sobre os estágios na Danone…

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também