Pede-se a expulsão de João Adelino Faria da RTP após entrevista a André Ventura

0
João Adelino Faria entrevista André Ventura

Jornalista é criticado e há uma petição pelo seu despedimento do canal público.

O jornalista João Adelino Faria está a ser fortemente criticado pela forma conduziu a entrevista a André Ventura na RTP1. O líder do Chega foi entrevistado enquanto candidato presidencial e há quem acuse o profissional da RTP1 de não ter sido imparcial.

Depois de Miguel Sousa Tavares ter sido arrasado pela entrevista a André Ventura na TVI, João Adelino Faria está também a ser muito criticado nas redes sociais.

Alguns utilizadores dizem que o jornalista da RTP parecia “um cão raivoso” ao ataque a André Ventura, enquanto outros notam que mostrou “ódio ao Chega” por, alegadamente, não deixar falar Ventura, estando sempre a interrompê-lo com perguntas.

Entre os ataques há quem condene também a RTP por apostar no que dizem ser um “jornalista pouco profissional”, “péssimo moderador” e “prepotente”.

“O João Adelino Faria tem que ser despedido com justa causa”, defende mesmo um utilizador do Twitter, notando que “não é jornalista, mas sim um fanático, parcial, mal educado”.

E há quem peça a “expulsão do jornalista João Adelino Faria do Serviço Público” numa petição publicada online. O argumento é de que ele “envergonhou Portugal” e “envergonhou o jornalismo ao quebrar todos os códigos deontológicos”.

“Um canal público, não pode e não deve permitir que um jornalista desça a tão baixo nível”, defende a mesma petição, salientando que “o jornalismo deveria estar isento do poder partidário/político e da opinião pessoal dos jornalistas”.

“Não quero que o meu dinheiro contribuia para tão mau serviço público”, sustentam ainda os autores da petição, definindo João Adelino Faria como “um inquisidor disfarçado de jornalista medíocre”.

André Ventura já reagiu à onda de comentários com uma publicação no Twitter. “Mesmo debaixo de fogo, nunca deixar de dizer a verdade. Será sempre esse o meu lema”, escreve o deputado do Chega.

A actriz Maria Vieira, que é a mandatária presidencial de Ventura junto das comunidades portuguesas no exterior, também já veio criticar o jornalista, considerando que a entrevista foi “lamentável e absolutamente vergonhosa”.

Numa publicação no Facebook, Maria Vieira fala de João Adelino Faria como um “guerrilheiro marxista” e diz que revelou uma “agressividade alucinada”, além de “falta de competência e de profissionalismo”.

A actriz também acusa o canal público de ser “controlado pelo Estado socialista que nos desgoverna”, enquanto é alimentado com os impostos e a contribuição de todos os portugueses.

João Adelino Faria “com 0% piedade” de Ventura

Contudo, também há quem defenda a postura de João Adelino Faria, considerando que foi uma “excelente entrevista, com perguntas pertinentes e confrontando (finalmente) o entrevistado com o programa do seu partido”, como destaca a utilizadora do Twitter Catarina Santos.

“Sabe tão bem, finalmente, ver uma entrevista ao V*ntura onde este é sistematicamente esmiuçado e encostado à parede. O João Adelino Faria fê-lo eximiamente e com 0% piedade”, escreve outro utilizador da rede social.

“O jornalista foi assertivo nas questões. Manteve a objectividade e não se deixou condicionar pelo entrevistado”, aponta outro utilizador.

Já o especialista em questões europeias e consultor político de Marcelo Rebelo de Sousa, Paulo Sande, nota que “João Adelino Faria até pode ter estado infeliz na entrevista a Ventura”, mas diz que “isso não é razão para os insultos soezes e vis que enxameiam as redes sociais”. “Criticar é uma coisa, insultar outra muito diferente”, constata.

//SV

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também