Quando um inglês tenta fazer Bacalhau à Brás, o resultado é… uma tragédia! Foi, pelo menos, o que aconteceu com o conhecido “chef” Jamie Oliver que mostrou ao mundo, através do seu Facebook, um prato de um suposto Bacalhau à Brás que está a suscitar um mar de críticas.
Jamie Oliver publicou a seguinte imagem, atestando tratar-se de Bacalhau à Brás, um “prato tradicional português” que o “chef” apresentou como “comida de conforto“.
A receita de Jamie Oliver tem pouco a ver com o tradicional Bacalhau à Brás, o que suscitou uma verdadeira onda de críticas de muitos utilizadores portugueses do Facebook.
Alguns publicam mesmo fotografias do verdadeiro Bacalhau à Brás tradicional, para mostrar a Jamie Oliver como é que se faz. E muitos partilham com ele receitas e vídeos do processo de confecção, enquanto outros tantos o convidam a vir a Portugal comer este prato típico para perceber como o dele está tão errado.
Até a jornalista da SIC Joana Latino trata de salientar que o “adora”, mas que aquilo “não é de nenhuma maneira Bacalhau à Brás”.
Já Cidália Maria Ramos Santos escreve que a receita do inglês “é um insulto a qualquer cozinheiro português”. E o “chef” português José Besteiro deixa-lhe a seguinte tirada:
“Jamie, filho… nem era preciso ligares ao Zé Avillez (nem a mim, só porque também é o meu prato preferido e ainda por cima estou fora). Bastava ligares a qualquer dona de casa de Tugalândia com mais de 30 anos e escusavas de publicar esta valente merda.”
Para quem quiser, mesmo assim, experimentar a receita deste Bacalhau à Brás à Jamie Oliver, pode ver como se faz aqui.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar