Um estudo recente levado a cabo por investigadores do centro médico da Universidade de Meir Tel Aviv, em Israel, realizou uma experiência que sugere que mascar pastilhas pode estar na origem de enxaquecas, informa o Daily Mail.
Liderados pelo Dr. Nathan Watemberg, estes cientistas acreditam que esta descoberta pode ajudar os médicos a curar milhares de pacientes com sintomas de enxaquecas e dores de cabeças tencionais. Com a vantagem de não necessitar de exames, nem medicação adicional.
De acordo com a mesma publicação, a investigação foi feita com uma amostra de 30 pacientes, com idades compreendidas entre os 6 e os 19 anos de idade e que sofriam de enxaquecas ou cefaleia tensional crónica. Inicialmente, começou por se pedir a estes pacientes, que mascavam chicletes todos os dias entre 1 a 6 horas por dia, que parassem de o fazer durante um mês.
Segundo o coordenador da investigação, após este mês inicial, 19 dos 30 pacientes revelaram que as suas dores de cabeça tinham desaparecido por completo e 7 revelaram uma redução na frequência e intensidade das dores de cabeça.
Com a finalidade de testar estes resultado, 20 pacientes concordaram em voltar a marcar pastilha durante duas semanas. Poucos dias depois todos eles tiveram racaídas quase imediatas dos sintomas.
As dores de cabeça são muito frequentes na infância, tornando-se ainda mais comuns e frequentes na adolescência, sobretudo no sexo feminino. Na sua origem estão por norma o stress, o cansaço, a falta de sono, o calor, os jogos de vídeo, o ruído , a luz solar, o tabaco, a falta de refeições, e a menstruação.
Sê o(a) primeiro(a) a comentar