Menina autista faz progressos graças a gato terapêutico

0

Já há muito que se fala sobre os benefícios das crianças autistas terem contacto com animais, sendo cavalos e cães os mais referenciados.

Iris Graça Halmshaw é uma menina britânica de 5 anos, diagnosticada com autismo em 2011, que encontrou num felino o seu fiel amigo. Iris já era conhecida devido ao seu jeito talentoso para a pintura.

Em declarações ao Daily Mail, em junho de 2013, os pais da menina falaram sobre o seu talento artístico. “Nós preparamos as tintas, ela escolhe aquelas que quer usar e, quando precisa de mais, pede-nos. O autismo fez com que desenvolvesse uma forma de pintar que nunca vimos numa criança da idade dela”.

Entretanto, há cerca de um ano Iris conheceu Thula e desde então tornaram-se inseparáveis. “A conexão foi evidente no primeiro dia que chegou Thula, e têm sido melhores amigos desde então. Ela junta-se a todas as atividades”, revelou a mãe de Iris Arabella Carter-Johnson à People, que revelou que Thula faz companhia a Iris nas suas sessões de pintura, acomapanha-a nos passeios de bicicleta, fazem sonecas e até banho tomam juntas.

Esta amizade trouxe frutos. “A interação suave e constante de Thula … melhorou as habilidades sociais da Iris”.

Também a hora do banho tornou-se mais divertida para Iris, que antes detestava o banho. “Iris costumava odiar a hora do banho, mas, com a ajuda do seu gato, conseguimos superar isso. Thula toma regularmente o banho com Iris para mostrar-lhe que não é tão mau”.

A mãe da menina revelou ainda, à mesma publicação, estar grata a Thula: “Ela só quer estar com a minha filha. Eu estou muito grata por tudo o que ela tem feito pela nossa família.”

Para poder ficar a conhecer as obras da menina, aceda aqui.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também