Menina de 13 anos com doença congénita conquista o coração da América

0

Rion Paige é uma menina de 13 anos que cresceu ciente do facto dela não ser igual às outras crianças. Mas, apesar de todas as dificuldades com que se depara no seu dia a dia, ela encara a vida com bastante optimismo. Em entrevista à revista People, Paige afirmou:

Foi difícil para mim, enquanto criança, ver as outras crianças a segurar microfones e capazes de se movimentarem quando nós costumávamos ir a lugares com karaoke, e eu tinha que ter a minha mãe a segurar no microfone. Aí percebi que eu precisava de me adaptar e teria que fazer as coisas de forma diferente do que todos os outros.

Paige nasceu com uma doença congénita, mais concretamente Artrogripose Múltipla Congénita, que se caracteriza por múltiplas contraturas musculares e pode incluir fraqueza muscular e fibrose. Trata-se de uma doença não progressiva, mas que faz com que vários músculos fiquem curvados. No caso de Paige, afectou-lhe os pulsos. Para além deste problema, Paige foi ainda submetida a 8 cirurgias à vista, antes dos dois anos, por causa da cegueira permanente que sofre da vista direita.

Quando a mãe, Alisa Thompson de 32 anos, se deparou com os problemas de saúde da filha ficou assustada. Tinha sido mãe muito nova e não sabia se iria conseguir lidar com a doença da filha, mas a força e garra da pequena Paige, mostraram a Alisa algo diferente.

Contudo, apesar de uma infância mais complicada, Paige aprendeu a conviver com a sua doença e agora, aos 13 anos de idade, tentou a sua sorte num dos programas mais populares da América, o Factor X. A sua actuação foi simplesmente brilhante, tendo sido aplaudida de pé quer pelo público, quer pelo próprio júri.

Até mesmo Simon Cowell, o mais temido dos júris, ficou rendido à adolescente apelidando a sua actuação de “literalmente extraordinária”. Simon chegou mesmo a comparar o talento de Paige ao da vencedora do programa American Idol, Carrie Underwood.

Depois da exibição do programa, Paige recebeu o telefonema de um pai que tem um filho de 3 anos que sofre da mesma doença, que lhe disse que ela era realmente inspiradora. Este telefonema terá sido o suficiente para a adolescente ter dito que a sua participação já tinha valido a pena, pois para pelo menos uma pessoa ela fez a diferença.

Paige passou à fase seguinte e quem sabe se não será ela a grande vendedora da terceira temporada do programa. Veja aqui a actuação da adolescente que surpreendeu o júri e a América.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar