Morte do filho de Judite de Sousa gera onda de solidariedade

5
@Judite de Sousa/Facebook

A confirmação da morte do filho de Judite de Sousa, André de Sousa Bessa, gerou uma onda de solidariedade para com a jornalista da TVI. Anónimos e figuras públicas juntam-se, através do Facebook, nos votos de pesar pela trágica perda da Directora Adjunta de Informação da estação de Queluz.

No Facebook já foram criadas diversas páginas em homenagem à jornalista e ao seu filho falecido. Judite de Sousa é uma figura controversa da televisão portuguesa, gerando bastantes vezes muitas críticas, mas neste momento de dor recebe o apoio do público.

Eis algumas das reacções divulgadas, nas suas Redes Sociais, por diversas figuras públicas, de várias áreas de actividade e dos diversos canais de televisão…

Fátima Lopes, apresentadora da TVI
Nenhuma mãe está preparada para a perda de um filho. Não sei o que dizer à Judite. Estou em estado de choque“.

Cristina Ferreira, apresentadora da TVI
Estou desde ontem sem saber se devia ou não escrever alguma coisa. Há alturas em que o silêncio é o que nos resta.

Manuel Luís Goucha, apresentador da TVI
Pergunto eu, que não discuto Deus: que sentido têm a morte de um jovem e a dor desmedida de uma mãe e de um pai? Não fossem as perguntas e Deus, possivelmente, não teria sítio para viver.

Bárbara Guimarães, apresentadora da SIC
Há momentos em que nada faz sentido, em que percebemos que um segundo nos mostra que a vida é um dom raro e é tão frágil que temos de a respeitar. Toda a minha energia, toda a minha força, todos os meus sentimentos estão com a Judite. A minha amiga Judite vive a maior dor que alguma mãe pode sentir…. Que uma família e amigos podem sentir…. Luz, muita luz nesta imensa dor…

Cláudio Ramos, apresentador da SIC
Gostava agora de escrever muitas coisas para a Judite. As palavras sobram e são anuladas por tanta dor. A pior dor do mundo. Perde-se um filho, fecha-se uma porta e quem tem coragem de lhe dizer que a vida continua? Eu não. Que Nosso Senhor lhe ampare o sofrimento.

Jorge Gabriel, apresentador da RTP
Pode parecer muito egoísta expressar o meu pesar falando de mim, e do Duarte. Acabava, ontem, de assistir à cerimónia de encerramento do curso do meu filho, (com 22 anos, é agora terapeuta ocupacional) quando alguém agitou a redação da RTP com o inconcebível desaparecimento do André Bessa. E, por instantes, admiti a mesma dor, o mesmo vazio, a perda que a natureza não nos deixa compreender. Uma fracção de segundo de incomensurável agonia. É inimaginável, Judite e Pedro, o que vos atormenta. E permitam-me que me dirija ao Pedro, em particular, porque ambos somos pais à distância, o que não nos limita na paixão, e no amor. E quantas, e tantas vezes sofremos longe, e chorámos sozinhos…um abraço amigo.

Carlos Daniel, jornalista da RTP
Muito triste, consternado, incapaz de dizer o que quer que seja, deixo um beijo grande à Judite e um forte abraço ao Pedro, com o desejo que vão buscar forças onde for possível.

Rita Marrafa de Carvalho, jornalista da RTP
Não deixar nada por fazer. Nada por dizer. Abraçar quem amamos todos os dias. Não nos arrependermos de nada. A vida não vale merda nenhuma. Nenhuma. No fundo, há coisas que não fazem sentido nenhum.

Daniela Santiago, jornalista da RTP
Porque esta música me lembra o céu… dedico-a a ti André. Descansa em paz e olha pelos teus pais, pelo Pedro e pela Judite Sousa.

Cláudia Borges, jornalista da TVI
Jamais entenderei…como mãe, tenho o meu coração totalmente apertado e dorido!! Olho para o meu filho, e sei todos os dias o quão sortuda sou! E que Deus permita que assim seja para todo o sempre. Os meus profundos sentimentos a toda a família da jornalista Judite de Sousa.

Cristina Reyna, jornalista da TVI
Consternada com o que aconteceu. Que tristeza tão imensa, que desespero, que dor. Que haja um colo que te aqueça, uma mão que te segure, uma luz que consigas ver para seguir em frente Judite.

João Manzarra, apresentador da SIC
Não há palavras para uma fatalidade. Sempre impecável, já aí vamos ter Bessa. Os meus sentimentos com toda a família e amigos.

Tânia Ribas de Oliveira, apresentadora da RTP
Judite, Pedro e todos os pais que perdem os seus filhos: não há palavras que vos aconcheguem a alma. Não há nada. Pouco resta depois da morte de um filho. Sobrevive-se, mas deixa de se viver.

Vanessa Oliveira, apresentadora da SIC
Triste, muito triste. Um dia aqui, outro dia sabemos lá…

Dália Madruga, apresentadora da RTP
Nunca nenhuma mãe deveria passar por tamanha provação… e os nossos filhos deviam ser eternos! Imensa tristeza…

Núria Madruga, actriz
Tão anti-natura. Tão cruel. Tão injusto. Força para os pais do André e para todos os pais que estão a passar pela maior provação de todas.

Andreia Dinis, actriz
Não consigo, nem quero, imaginar a dor de perder um filho. Não existirá, seguramente, dor maior. Hoje partiu o filho de Judite de Sousa mas, diariamente, muitos pais passam por este pesadelo. A todos eles, que Deus dê muita força para ultrapassarem tamanha provação.

Maria João Bastos, actriz
Dia triste… Os meus sentimentos para a Judite e toda a família.

Mastiksoul, cantor
Será que existe dor maior que perder 1 filho, eu acredito que não!!! Os meus pêsames a Judite de Sousa e ao Pai do André. Força neste momento tão difícil!!!

Luís Borges, modelo
Não consigo imaginar a dor de uma mãe ou de um pai que perca o seu filho. Espero que as pessoas que escreveram parvoíces sobre o assunto Judite de Sousa e seu filho, que respeitem a dor desta mãe. Esqueçam os “ódios” pelo seu trabalho, pois esta senhora acima de tudo é um ser humano! Que descance em paz o André.

Rita Ferro Rodrigues, apresentadora da SIC
Com um nó na garganta. Para Judite. Sem conseguir dizer mais nada.

“Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;
ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;
ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal…
Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.
Boa noite. Eu vou com as aves. ”

Eugénio de Andrade, in “Os Amantes Sem Dinheiro”

Cláudia Vieira, actriz
Mais uma semana nas nossas vidas que acaba de arrancar, esta com um aperto grande no coração.  Um grande beijo de força para a Judite que acaba de passar pela maior provação que a vida pode dar. Uma dor impossível de suportar… E um adeus André… Faltam as palavras.”

Inês Castel-Branco, actriz
O meu coração está com a Judite de Sousa e todos os familiares e amigos do André.

Iva Lamarão, apresentadora
Os meus mais sinceros e profundos sentimentos à jornalista Judite de Sousa, família e amigos, neste momento de dor.

Lucia Garcia, modelo
“Estou em choque!!! Os meus sentimentos para toda a familia e Judite de Sousa. Não sei que dizer…”

Jessica Athayde, actriz
Hoje tenho o meu coração com a Judite de Sousa, não imagino a dor de uma mãe perder um filho, rezarei por toda a família e amigos do André.

Sónia Araújo, apresentadora
Que tristeza tão grande… Aos pais Judite e Pedro, muita força

Diana Chaves, actriz
Não há nada que se possa dizer ou fazer para diminuir a dor de quem perde um filho. Resta me deixar a minha força e amor à Judite de Sousa e a todas as Mães e Pais que sofrem o pior golpe de uma vida…

Catarina Furtado, apresentadora
Por mais que tente gerir a notícia que me chegou no domingo, a verdade é que não consigo. Já presenciei situações de grande injustiça e vivi de perto realidades das quais nunca me irei esquecer. Uma das mais atrozes é aquela em que uma mãe ou um pai recebem a noticia de que o seu filho ou filha partiram. A dor e a frustração são tão avassaladoras que causam um nó no estômago. É a inversão da lei da vida, onde seria sempre suposto deixar viver aqueles que nos fazem continuar na Terra, os que nos prolongam por aqui, e não o contrário. Eu, como qualquer mãe, vivo para proteger os meus filhos, pensar que somos tão impotentes perante a vida, assusta muito.
A dor que a Judite e o Pedro estão a sentir não tem nome e só aqueles que passaram pela perda a sentem verdadeiramente. A minha solidariedade para todas as mães e pais que conhecem esta dor.

Um abraço muito forte para a Judite e para o Pedro e muita força. Onde quer que esteja, o André está a olhar por vocês.

Artigos Relacionados

5 comentários

  1. Márcio M Brandão Ribeiro 1 Julho, 2014 at 15:12 Responder

    Os meus verdadeiros sentimentos para a Judite de Sousa sua família e amigos.
    Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.

  2. Paulo Flores dos Reis 1 Julho, 2014 at 15:40 Responder

    Judite não desistas, sei que te parece impossível mas é a única coisa que o André te pede neste momento, faz isso por ele, pela sua memória.
    (ex. aluno C.S.J.B).

  3. Maria 1 Julho, 2014 at 18:17 Responder

    Aqueles que amamos nunca morrem …apenas partem antes de nós <3 Paz e muita Luz para a Judite e para o Pedro pais do André ! E que a Alma dele descanse na Paz dos Anjos <3

  4. Maria 1 Julho, 2014 at 18:27 Responder

    Aqueles que ama mos nunca morrem …apenas partem antes de nós <3 Paz e muita Luz para a Judite e para o Pedro pais do André ! E que a Alma dele descanse na Paz dos Anjos <3

  5. Paula Cristina 2 Julho, 2014 at 14:49 Responder

    Como mãe tenho plena consciência que não há nada que se possa dizer para consolar os pais numa altura destas. Por isso só posso “enviar um abraço” muito forte. A única coisa que me surge para dizer é que em honra da memória do vosso filho tenham força para seguir em frente

Post a new comment

Veja também