“Mulher mais feia do mundo” dá grande lição de vida contra o bullying

0

Lizzie Velasquez foi apontada como a “mulher mais feia do mundo” num vídeo divulgado no Youtube que foi visto por milhões de pessoas. Dez anos depois disso, ela inspira o mundo como “speaker” motivacional, combatendo o bullying com a sua história de vida.

Esta norte-americana de 26 anos, que nasceu com uma doença congénita rara, é a figura central de um documentário que mostra como ela decidiu responder à onda de ciberbullying que recebeu da melhor forma possível.

Quando viu o tal vídeo onde era apelidada de “mulher mais feia do mundo”, Lizzie Velasquez tinha apenas 17 anos e ficou em choque com aquilo que as pessoas escreveram. Havia comentários a falarem dela como um “monstro” e outros que sublinhavam que os pais a deviam ter abortado ou que ela devia matar-se.

Mas, em vez de se afundar na almofada a chorar indefinidamente, ela decidiu que ia transformar toda essa negatividade em forças para lutar pelos seus sonhos.

O documentário “Um coração corajoso: a história de Lizzie Velasquez” [A Brave Heart: The Lizzie Velasquez Story, no original], realizado pela estreante Sara Hirsh Bordo, conta esse percurso do bullying ao sucesso.

O filme estreou no South by Southwest (SXSW), um evento anual que se realiza em Austin, Texas, em meados de Março e que é marcado por conferências sobre tecnologia, festivais de música e cinema, e arrancou muitas lágrimas à plateia, conforme os relatos de quem esteve presente.

“O que adoro no filme é que se vê a minha cara, mas também te podes ver a ti próprio ou a outros que tiveram que enfrentar o bullying”, refere Lizzie Velasquez sobre o documentário no blogue Austin360.

“Não quero que me defendam, mas que se levantem ao meu lado e ao lado de cada pessoa que já foi vítima de bullying”, acrescenta também.

Lizzie Velasquez nasceu com apenas um quilo e com um síndroma raro que lhe causa problemas ao nível da ligação dos tecidos musculares e não lhe permite ganhar peso, independentemente do que coma.

Ela foi vítima de bullying toda a vida, mas não se deixou abater por isso e conseguiu graduar-se, escrever vários livros e trabalha como “speaker” motivacional, ensinando os outros a partir da sua história.

Tem também um site educacional e um canal no Youtube e participou numa das conferências TED Talk, em 2013, que lhe valeu a notoriedade pública. Ora veja essa intervenção inspiradora e comovente no vídeo que se segue…

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também