Mulher que não sente dor adormece durante o parto

0
David Roseborough / wikimedia

Uma doença rara que afecta cerca de 50 pessoas em todo o mundo faz com que as pessoas não tenham qualquer sensibilidade à dor.

Marisa Toledo é uma brasileira, de 27 anos, que tem várias cicatrizes no corpo em consequência de sofrer de uma doença congénita que lhe permite ser insensível à dor, incluindo uma amputação de um dedo do pé e a perda do paladar devido a graves queimaduras na língua.

Em declarações à BBC, reproduzidas pelo o site G1 da Globo, esta brasileira revelou “Eu caí, bati minha cabeça… Uma vez cortei minhas costas, mas nem chorei. Mas minha mãe nunca me levou no médico. Só depois que ela morreu que fui ao médico”, acrescentando, “Quebrei meu tornozelo quando tinha sete anos e foi aí que o médico me falou que eu não sentia dor. Eu estava andando normal. Meu tornozelo estava inchado, mas eu andei o dia inteiro.”

Esta doença, designada por ‘Insensibilidade Congénita à Dor’, fez com que no nascimento do seu primeiro filho fosse sujeita a uma cesariana sem qualquer anestesia. “O médico falou ‘vou tentar cortar assim mesmo’. Então minha primeira filha nasceu assim, sem anestesia. O médico disse que foi como cortar um porco, eu não sentia nenhuma dor”, revelou.

Já durante o nascimento do segundo filho, Marisa Toledo acabou mesmo por adormecer de cansaço, revelando “Ouvi a enfermeira gritando ‘acorda! acorda!’. Pensei ‘o que está acontecendo?’ e o médico falou ‘sua filha está nascendo’. Eu nem senti ela saindo, nada. Eu fiz um esforço, mas quem fez a força foi ela”.

Artigos Relacionados

Sê o(a) primeiro(a) a comentar

Veja também